Médico-veterinário brasileiro recebe prêmio internacional de Bem-estar Animal

É a primeira vez que um profissional do País é condecorado com o reconhecimento da Associação Mundial de Veterinária
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Nik Wood/CEVA

Há mais de 30 anos, ele atua na pesquisa do papel de fatores ambientais no comportamento animal e no desenvolvimento de métodos para medir o bem-estar em sistemas de produção. Esse trabalho rendeu ao médico-veterinário brasileiro Adroaldo José Zanella, o prêmio de Bem-estar Animal da Associação Mundial de Veterinária (WVA).

A honraria foi concedida no dia 6 de maio, durante o 34º Congresso Mundial de Veterinária, realizado em Barcelona, Espanha.

Zanella foi um dos indicados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para receber o prêmio e foi o grande vencedor da América Latina. Além da homenagem, ele ganhou 5 mil euros. Essa é a primeira vez que um brasileiro é condecorado com reconhecimento internacional da Associação para o bem-estar animal.

A WVA reúne as organizações de veterinária do mundo. Ela é a principal organização mundial do setor. A premiação foi dividida de acordo com as regiões em que a entidade está representada pelo mundo. Outros quatro profissionais de outros países também foram agraciados.

Experiência

Em suas pesquisas, Zanella desenvolveu trabalhos que revelam biomarcadores de estresse em diferentes espécies, avaliam o impacto do pré-natal no comportamento e demonstraram a influência do estresse e de doenças na organização do cérebro dos animais.

Precursor nas investigações relacionadas ao bem-estar de animais de produção, Adroaldo Zanella foi o primeiro médico-veterinário do mundo a obter doutorado em Bem-estar Animal, pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Foi responsável pela concepção de programas destinados ao tema na Universidade de São Paulo (USP) e em instituições dos EUA, da Noruega e atuou ainda em universidades na Alemanha e na Escócia.

Produtividade e impacto do ambiente

Atualmente, coordenador do Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-estar da Universidade do Estado de São Paulo (USP), em Pirassununga, Zanella participa de projetos com o objetivo de implementar protocolos de bem-estar para melhorar a produtividade de sistemas de produção de ovinos e no desenvolvimento de estratégias voltadas ao bem-estar e à segurança de jumentos no nordeste brasileiro.

O médico-veterinário se dedica também a pesquisas que buscam evidenciar o impacto do ambiente durante as fases pré-natal e neonatal de diferentes espécies, formando protocolos para aperfeiçoar a resistência das crias.

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio