Médico-veterinário comemora 20 anos como consultor do programa Globo Rural

Há vinte anos, o médico-veterinário Enrico Lippi Ortolani carrega em seu currículo um ofício especial: atuar como consultor da área veterinária e de zootecnia do programa Globo Rural, da Rede Globo. Formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Clínica de Ruminantes, Ortolani é hoje o profissional responsável por avaliar e revisar tecnicamente as matérias jornalísticas que entram no ar semanalmente.

Lançado pela Rede Globo há mais de três décadas com o objetivo de representar a diversidade regional brasileira, do homem do campo e de suas conquistas, o programa é hoje referência na produção do mundo rural. Para Ortolani, a receita do sucesso está no profissionalismo e competência dos profissionais que se preocupam em transformar um assunto técnico em um “show” acessível a todos. “Durante esses anos, muitos canais de televisão aberta apresentaram programas neste gênero, contudo, nenhum se firmou por tanto tempo na programação. Para manter a audiência é necessário falar de maneira clara, objetiva e muito bem ilustrada, de orquídea a boi, de soja ao meio ambiente, de tradições às doenças de animais. No Globo Rural, todos estes detalhes são tratados com muito cuidado”, diz o médico-veterinário.

O convite para fazer parte da equipe surgiu em 1997, após a saída do ex-consultor veterinário Luis Pustiglione Neto. Artigos técnicos escritos por Ortolani e publicados no Suplemento Agrícola do jornal O Estado de São Paulo e o bom desempenho durante uma entrevista sobre encefalopatia espongiforme bovina, concedida ao próprio Globo Rural, foram decisivos para a contratação do médico-veterinário. De lá para cá, Enrico já participou de mais de 18 mil pautas do programa, acompanhou premiações e aprimorou conhecimentos. “Aprendi muito com os jornalistas, que são cultos e carregam uma bagagem extraordinária de história, geografia e sociologia. Também ampliei minha visão de mundo e aumentei meu vocabulário”, conta.

As revisões técnicas das matérias ocorrem às quartas-feiras, com duração de até quatro horas. Durante as reuniões, as matérias são exibidas aos profissionais (médico-veterinário e agrônomo) que, após o término, são convidados a falar sobre os aspectos técnicos e artísticos das reportagens. A pertinência dos comentários e a opinião dos especialistas é fundamental para o editor do programa, que poderá, inclusive, impedir que as reportagens mais problemáticas sejam veiculadas. Ortolani também é responsável por responder os questionamentos técnicos dos telespectadores.

Para Enrico, dividir seu tempo entre duas paixões – a Medicina Veterinária e a divulgação de informações do campo – é uma conquista que lhe traz muitas alegrias. “Sou sintonizado com a área de comunicação desde muito jovem. Atuei no Jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba, e como consultor da área agrícola no Estadão. Atualmente sou colunista da Revista DBO, voltada para criadores e técnicos em gado de corte”, explica. Ortolani que também é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Relacionadas

Foto: Freepik
Grupo_de_apoio_mutuo_13 (36)
Card-twitter-2---Célia-SP
CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40