Médicos-veterinários de Hong Kong auditam inspeção sanitária brasileira

Missão visita frigoríficos de carne bovina, suína e de aves

Uma missão veterinária de Hong Kong que começou na última segunda-feira (11)inspecionará frigoríficos produtores de carne bovina, suína e de aves até a próxima quinta-feira (14). No roteiro sugerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) serão auditados quatro frigoríficos no estado de São Paulo. Os chineses também foram convidados a visitar uma propriedade no interior paulista e o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Campinas, São Paulo.

Luís Rangel, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, disse que “Hong Kong é um grande mercado para a carne brasileira. Apesar dos problemas registrados com a carne do Brasil em 2017, foi um dos clientes mais compreensivos. Não bloqueou nossas exportações, mas fez uma série de exigências de verificação, o que era de se esperar”.

Dados do sistema Agroestat do Mapa registram que o Brasil embarcou US$ 14,2 bilhões em carnes para Hong Kong em 2017.

A meta de Hong Kong é entender melhor a inspeção sanitária brasileira e propor ao Mapa uma lista inicial de empresas aptas a exportar.

“Eles querem ter a certeza de que as plantas que vendem carne para Hong Kong estão sob a vigilância do Ministério”, esclareceu Rangel. “Ontem (7) participei de videoconferência com as autoridades sanitárias daquele país para apresentar as credenciais do Brasil. Espero que a missão veterinária retorne a Hong Kong confiante no sistema de defesa sanitária brasileiro”.

Chile

Na próxima semana chegam ao Brasil veterinários do Chile para fazer auditorias em abatedouros de suínos e aves de Santa Catarina. Está prevista a fiscalização em sete frigoríficos. Os chilenos permanecem em Santa Catarina de 11 a 21 de dezembro.

Texto: Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa.

Relacionadas

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40