Medidas sanitárias contra a Covid-19 são intrínsecas às atividades do médico-veterinário

Além evitar o Sars-CoV-2, protocolos impedem a disseminação de outros micro-organismos
Comunicação CRMV-SP

Com o risco de contaminação pelo coronavírus (Sars-Cov-2), medidas profiláticas se tornaram rotina em todos os espaços sociais. Para os médicos-veterinários, protocolos sanitários são habituais e inerentes à sua formação e atuação. Portanto, no contexto de enfrentamento à pandemia, os profissionais devem exercer a missão de guardiões das boas práticas.

Com conhecimentos em áreas como biossegurança, epidemiologia, virologia, agentes zoonóticos, entre outros, os médicos-veterinários são verdadeiros agentes de saúde, altamente capacitados para elaborar e monitorar a execução de planos de ações que visam a prevenção da Covid-19 em estabelecimentos de diferentes segmentos.

“As recomendações para impedir o avanço da contaminação pelo coronavírus são uma intensificação e extensão das medidas que já devem fazer parte de qualquer ambiente médico-veterinário”, enfatiza o diretor do Grupo de Trabalho de Medicina Veterinária da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), Rodrigo Rabelo.

O que diz o coordenador técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Leonardo Burlini, vai à mesma direção. “Seja qual for a sua área de atuação, todo profissional deve ter o olhar autofiscalizador quanto aos protocolos fundamentais para preservar a saúde coletiva.”

Medidas adicionais

Entre os cuidados agregados às medidas sanitárias em estabelecimentos médico-veterinários estão a exigência de uso de máscara pelos colaboradores e pelos profissionais – mesmo em situações em que não era habitual –, bem como por parte do público, além das barreiras higiênicas desde a porta de entrada.

Também foram implementadas condutas como a classificação de risco de acordo com a situação sanitária da região em que se localiza o estabelecimento, a testagem de profissionais, o afastamento do local de trabalho em caso de qualquer sintoma da Covid-19 ou da ciência de que houve contato com terceiros que tenham sido diagnosticados com a doença.

Para garantir o abastecimento de alimentos

Para assegurar o abastecimento da população, houve novas diretrizes no setor agro, como o guia de boas práticas para frigoríficos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), novas portarias e outros materiais interministeriais para orientar trabalhadores e a sociedade sobre os riscos sanitários e como evitá-los.

“Intensificamos, ainda, o uso de ferramentas digitais”, diz a superintendente do Mapa no Estado, Andréa Figueiredo Procópio de Moura, frisando que isso “tem gerado maior aproximação, para além das distâncias físicas”, entre os auditores fiscais agropecuários e o público externo, aprimorando o compartilhamento de informações e os processos.

Educadores no segmento pet

No que tange à atuação em estabelecimentos de atendimento a pequenos animais, um desdobramento é o papel educativo junto aos tutores dos pets e funcionários, cujo resultado, quando bem executado, é a amplificação, por meio da disseminação de conhecimentos capazes de evitar doenças entre pessoas de uma mesma rede de contato.

“Isso ilustra bem a responsabilidade do médico-veterinário em orientar corretamente, seja passando informação, seja sendo exemplo com boas práticas no cotidiano”, frisa Burlini, que lembra que, neste sentido, o CRMV-SP tem procurado contribuir disponibilizando informações frequentemente aos profissionais.

Quer saber mais?

Os médicos-veterinários Rodrigo Rabelo, Andréa Figueiredo e Leonardo Burlini estiveram em uma conversa enriquecedora sobre o assunto no painel “Protocolos sanitários: o que aprendemos com a Covid-19?”, no dia 10/09, durante a 4ª Semana do Médico-veterinário do CRMV-SP.

O vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NUXM0Z6tHWw

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA