Membros do CRMV-SP tomam posse como novos acadêmicos da Apamvet

Cerimônia foi realizada no dia 7 de julho com a presença de autoridades da Medicina Veterinária
Texto: Comunicação CRMV-SP/ Foto: Divulgação CRMV-SP
Da esquerda para a direita: Helenice de Souza Spinosa, membro da Comissão de Educação; Agar Costa Alexandrino de Perez, presidente da Comissão de Aquicultura; e Masao Iwasaki, membro da Comissão de Política Públicas do Regional.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) esteve presente na cerimônia de posse dos novos membros da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), que ocorreu no dia 7 de julho, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da Universidade de São Paulo.

Tomaram posse como acadêmicos três representantes do CRMV-SP: Agar Costa Alexandrino de Pérez, presidente da Comissão de Aquicultura; Helenice de Souza Spinosa, integrante da Comissão Técnica de Educação e do Grupo de Trabalho sobre Cannabis Medicinal na Medicina Veterinária; e Masao Iwasaki, membro da Comissão Técnica de Política Públicas.

A solenidade, com a presença dos demais acadêmicos e da presidente da Apamvet, Arani Nanci Bonfim Mariana, foi aberta pelo presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero. “É um momento muito especial e uma honra poder falar aos baluartes da Medicina Veterinária, ainda mais durante cerimônia de consagração de médicos-veterinários que contribuíram tanto com a profissão”, disse Mossero a respeito de sua participação na celebração.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, em discurso durante abertura da posse de novos acadêmicos da Apamvet. Na mesa, da esquerda para a direita: a presidente da Apamvet, Arani Nanci Bomfim Mariana; o vice-presidente da Apamvet, Sebastião Costa Guedes; e o representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Campos Pimentel.

Fundada em 2004, a Apamvet homenageia os profissionais que, por suas atitudes e sua dedicação, legaram a evolução e o desenvolvimento das Ciências Veterinárias. Ela é composta, portanto, por médicos-veterinários de destaque em suas respectivas áreas de atuação.

Reconhecimento

Masao Iwasaki, membro da Comissão Técnica de Política Públicas do CRMV-SP, também é professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e tomou posse da 29ª cadeira. “Senti-me extremamente honrado e recebi com grande alegria a indicação para integrar a Apamvet, o que me possibilitará a continuidade do aprendizado que tem pautado toda a minha vida e em novo alento na missão de contribuir para o tão almejado engrandecimento da Medicina Veterinária no Brasil”, falou ele.

A presidente da Comissão de Aquicultura do Regional, Agar Costa Alexandrino de Perez, ocupou a 31ª cadeira. Ela é pesquisadora do Instituto de Pesca e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unimonte. “É para mim uma honra ter sido indicada para a Apamvet e poder estar ao lado de pessoas tão notáveis, e ter como patrono meu inesquecível e querido professor Dr. Walter Mauricio Corrêa”, disse a respeito de sua nomeação.

Helenice de Souza Spinosa, membro da Comissão de Educação e do Grupo de Trabalho sobre Cannabis Medicinal na Medicina Veterinária, é professora titular da USP e ocupou a 32ª cadeira.

Agar e Helenice foram convidadas a integrar também a gestão da Apamvet nos cargos de segunda tesoureira, e segunda secretária e diretora científica, respectivamente.

Indicados

Entre os novos acadêmicos empossados também estão os professores titulares da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP): Maria Helena Matiko Akao Larsson; João Palermo Neto; Edgar Luiz Sommer; José Antônio Visintin; e Maria Lúcia Zaidan Dagli; e da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV-Unesp), Aureo Evangelista Santana.

Cristiano dos Santos Cardoso de Sá, da área privada; e a ex- membro da Comissão de Saúde Animal do CRMV-SP e pesquisadora do Instituto Biológico, Edviges Maristela Pituco, também foram diplomados.

A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
Imagem mostra pessoa anotando em prancheta.
03.07.2023_Panorama_cursos_Zootecnia_Célia_Carrer_crédito Divulgação CRMV-SP