Mogi Mirim e Mogi Guaçu recebem visita de comitiva do CRMV-SP

Reuniões com gestores públicos e encontro com profissionais estiveram entre os compromissos
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Cumprindo com a agenda de eventos regionais programados para 2023, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), formada por diretores, conselheiros, representantes regionais e presidentes de comissões, esteve, na última terça-feira (07/06), no município de Mogi Mirim para mais uma edição do projeto CRMV-SP Escuta. A cidade vizinha de Mogi Guaçu também foi visitada.

Idealizado pela gestão atual para maior aproximação com médicos-veterinários e zootecnistas das diversas regiões do Estado e diagnóstico das demandas locais, o evento em Mogi Mirim contou com a participação de 58 profissionais.

Durante a abertura do CRMV-SP Escuta, o presidente do Conselho destacou as visitas aos principais polos regionais de concentração profissional e o trabalho que tem sido realizado de ouvir as demandas locais, de estímulo ao associativismo, assim como de encontro com gestores públicos municipais. “O médico-veterinário é bom técnico, mas ainda tem dificuldade de ser político. É essencial nos expormos mais, tratarmos e nos envolvermos nas questões de políticas públicas. Por isso sou fã do associativismo”, disse.

O secretário-geral do Conselho, Fernando Gomes Buchala, destacou a transformação digital pelo que o CRMV-SP tem passado para projetar-se para o futuro e a representatividade da região entre os inscritos na autarquia, mencionando que a cidade concentra 194 médicos-veterinários, além de 98 empresas do setor. Já a vizinha Mogi Guaçu, 140 profissionais e 84 estabelecimentos. “Viemos ouvir as demandas para achar as melhores soluções.”

“Nossa unidade regional de Campinas congrega 82 cidades, entre as quais Mogi Mirim e Mogi Guaçu. No total são quase 9 mil médicos-veterinários, 254 zootecnistas e 3.876 empresas. Números expressivos e que crescem de forma exponencial”, pontuou o secretário-geral, lembrando, ainda, que em breve a unidade ganhará novo endereço.

A presidente da Comissão de Entidades Veterinárias Regionais e da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp), Maria Cristina Timponi; o presidente da Associação de Médicos-veterinários de Araras e Região (Amvar), Valmir Basílio do Nascimento; a vice-presidente da Associação de Médicos-veterinários de Jundiaí, Elaine Tsuruda; a presidente da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária, Adriana Maria Lopes Vieira; o presidente da Comissão de Tomada de Contas, Martin Cavaliero; e o presidente da Comissão de Políticas Públicas, Raphael Hamaoui, marcaram presença no evento, além da comitiva que acompanhou o presidente do CRMV-SP durante a agenda durante todo o dia.

Conversa franca

No CRMV-SP Escuta Mogi Mirim, os profissionais questionaram e fizeram sugestões sobre o chamamento público de clínicas pela administração pública, o ensino da Medicina Veterinária, as ações de combate ao ensino à distância integral que têm sido realizadas, a segurança do prontuário digital, as boas práticas para esterilização cirúrgica de animais, a responsabilidade técnica em agropecuárias e petshops, o uso de cannabis medicinal e o atendimento da unidade regional.

A comitiva do Conselho que estava presente esclareceu dúvidas, extraiu demandas e pontuou aos presentes as ações que têm sido realizadas de sensibilização do Legislativo e Judiciário em relação à importância do responsável técnico, assim como manuais e guias já disponíveis para consulta na plataforma do CRMV-SP, a exemplo do recém lançado sobre os critérios para estabelecimentos médico-veterinários, e os que estão em desenvolvimento a respeito de processos ético-profissionais e orientação para participação em chamamentos públicos. 

“Quero destacar mais uma vez a importância do associativismo. É muito bom ver a casa cheia, mostrando para o Conselho a força da região. Viemos trazer dúvidas, sugestões e situações que têm ocorrido na região para sermos ouvidos. Agradeço a oportunidade e a vinda do CRMV-SP à Mogi Mirim”, afirmou o presidente da Associação Mogiana de Médicos-veterinários (Ammvet), Luis César Correa.

Encontro com prefeito

Horas antes do CRMV-SP Escuta, comitiva do CRMV-SP e da Ammvet foi recepcionada pelo prefeito de Mogi Mirim, Paulo de Oliveira e Silva, e pela médica-veterinária e gerente de Bem-estar Animal do município, Suzeli Soares dos Santos, na Estação Educação, localizada na antiga estação de trem da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro inaugurada em 1875, com a presença do Imperador Dom Pedro II.

 O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, estava acompanhado do conselheiro Felipe Consentini; dos presidentes das comissões de Fiscalização e de Entidades Veterinárias Regionais, Otávio Diniz, e Maria Cristina Timponi; dos representantes regionais em Campinas, Paulo Corte e José Guedes Deak; do diretor técnico, Leonardo Burlini Soares; e da coordenadora técnica, Anne Pierre Helzel.

Representando a Ammvet, criada em fevereiro de 2022, participaram da reunião o presidente da entidade, Luis César Correa; a vice-presidente, Aluê Rodrigues; o diretor administrativo, Daniel Braga; a diretora social, Bruna Thaine Zanco; e o conselheiro, Júlio Galdino.

Representantes do CRMV-SP e da Associação Mogiana de Médicos-veterinários posam de pé atrás de uma mesa com toalha branca. Todos olham e sorriem para a foto. O presidente do CRMV-SP e o prefeito de Mogi Mirim estão ao centro da foto. O prefeito está usando máscara.
Políticas públicas

Entre os temas abordados durante o encontro com o prefeito e a gerente de Bem-estar Animal de Mogi Mirim, estiveram os projetos de mutirões de castração; o atendimento, o acolhimento e as cirurgias realizadas pela administração com critério social; chamamentos públicos para convênios com clínicas veterinárias registradas; Medicina Veterinária do Coletivo; e fiscalizações conjuntas.

O presidente do CRMV-SP destacou o estímulo da gestão ao associativismo regional de forma a fortalecer a classe e ponderou preocupações da fiscalização do Conselho quanto à ausência de responsáveis técnicos nos estabelecimentos que comercializam animais e produtos veterinários. “Precisamos convencer governos de todas as esferas a destinar recursos ao bem-estar e à saúde animal de maneira técnica e gerando impacto positivo na saúde pública. É um trabalho político que temos feito para uma saúde única em equilíbrio”, disse Mossero, que também aproveitou a ocasião para solicitar ao prefeito a participação de profissionais da Medicina Veterinária no Conselho Municipal de Saúde.

“É uma honra receber o presidente de um conselho de classe tão importante, trocar experiências, ouvir sobre questões ético-profissionais, e receber propostas sobre a causa e saúde animal. Iniciamos uma parceria agora e tenho certeza de que terá bons frutos para a saúde única e o controle de zoonoses”, afirmou o prefeito.

Reunião em Mogi Guaçu

No período da manhã, o presidente do CRMV-SP também se reuniu com o secretário de Bem-estar Animal de Mogi Guaçu, Claudinei da Silveira Rodrigues, no Centro Guaçuano de Educação Profissional “Governador Mário Covas”. A secretária adjunta, Vanessa Simon, também esteve presente.

Entre os assuntos, a legislação municipal sobre bem-estar animal e controle de zoonoses; educação para posse responsável; maus-tratos e abandono; censo animal; castramóvel; e a importância para a saúde animal e a saúde pública de os projetos de mutirões serem previamente analisados e aprovados pelo CRMV-SP, assim como de cumprirem as normativas do Sistema CFMV/CRMVs.

“O contato com as autoridades regionais tem sido de suma importância para uma maior participação das classes médica-veterinária e zootécnica nas políticas públicas relacionadas a causa animal, saúde única e zoonose. Colocamos nossas 27 comissões técnicas à disposição. Desta forma damos um retorno para os profissionais, mas principalmente para a sociedade”, destacou Mossero.

Representantes do CRMV-SP e da Associação Mogiana de Médicos-veterinários estão sentados em cadeiras que formam um roda de conversa. Ao fundo, bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo, e do município de Mogi Guaçu. Na foto está também o secretário de Bem-estar Animal da cidade.
Representatividade

Acompanhando o presidente do CRMV-SP, estavam na reunião o presidente da Comissão Estadual de Fiscalização, os representantes regionais de Campinas, o diretor técnico, e a coordenadora técnica, além da diretoria da Ammvet.  

Durante a reunião, o secretário de Mogi Guaçu enfatizou como a união da classe e sua representatividade perante a administração pública pode trazer de benefícios. “Médicos-veterinários unidos se tornam mais fortes para denunciar, apontar erros e más condutas inclusive da administração pública, e se fazerem ouvir. O Conselho e a associação regional devem ser referência para a categoria, auxiliando também na resolução de conflitos. É preciso acabar com a rivalidade. Com o diálogo há muito a se ganhar”, afirmou Rodrigues. O presidente da Ammvet, Luis César Correa, disse que a entidade tem atuado para auxiliar regionalmente os profissionais. “Temos trabalhado em conjunto com o Conselho para servirmos como balizadores, elevando o nível do exercício profissional na região e promovendo a evolução dos profissionais como indivíduos. A união da classe, dos médicos-veterinários, possibilitará pensarmos e fazermos diferente.”

Mogi Mirim recebe edição do CRMV-SP Escuta

titulo da imagem aqui

A imagem mostra a sala de auditório vista do fundo. Portanto aparecem os profissionais ouvintes de costas. Representantes do CRMV-SP aparecem de pé em frente a um telão. O presidente do CRMV-SP está com a palavra e segura um microfone.A imagem mostra a sala de auditório vista do fundo. Portanto aparecem os profissionais ouvintes de costas. Representantes do CRMV-SP aparecem de pé em frente a um telão. O presidente do CRMV-SP está com a palavra e segura um microfone.

Cumprindo com a agenda de eventos regionais programados para 2023, uma comitiva do CRMV-SP, formada por diretores, conselheiros, representantes regionais e presidentes de comissões, esteve, na última terça-feira (07/06), no município de Mogi Mirim para mais uma edição do projeto CRMV-SP Escuta.

A imagem tem como foco o auditório lotado durante o CRMV-SP Escuta. Ao centro da foto aparece também sorrindo o presidente da Ammvet. No canto direto da foto estão presidentes de comissões técnicas do CRMV-SP e representantes regionais.A imagem tem como foco o auditório lotado durante o CRMV-SP Escuta. Ao centro da foto aparece também sorrindo o presidente da Ammvet. No canto direto da foto estão presidentes de comissões técnicas do CRMV-SP e representantes regionais.

Idealizado pela gestão atual para maior aproximação com médicos-veterinários e zootecnistas das diversas regiões do Estado e diagnóstico das demandas locais, o evento em Mogi Mirim contou com a participação de representantes da Associação Mogiana de Médicos-veterinários (Ammvet), da Associação de Médicos-veterinários de Araras (Amvar), da Associação de Médicos-veterinários de Jundiaí e região (Amvejur) e da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp).

Na foto aparecem o assessor jurídico, o presidente, o secretário-geral e o direto técnico do CRMV-SP a frente ao auditório, postados de pé atrás de uma tela durante a abertura do CRMV-SP Escuta Mogi Mirim.Na foto aparecem o assessor jurídico, o presidente, o secretário-geral e o direto técnico do CRMV-SP a frente ao auditório, postados de pé atrás de uma tela durante a abertura do CRMV-SP Escuta Mogi Mirim.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, esclareceu as dúvidas dos profissionais, acompanhado do assessor jurídico, Bruno Fassoni, do secretário-geral, Fernando Gomes Buchala, e do diretor técnico, Leonardo Burlini Soares.

A foto mostra o presidente da Ammvet ao microfone dando as boas-vindas aos profissionais de Mogi Mirim durante o CRMV-SP Escuta. Ele está postado atrás de uma mesa com toalha branca e um arranjo de flores, ao lado do assessor jurídico, do presidente, do secretário-geral e do diretor técnico do CRMV-SP.A foto mostra o presidente da Ammvet ao microfone dando as boas-vindas aos profissionais de Mogi Mirim durante o CRMV-SP Escuta. Ele está postado atrás de uma mesa com toalha branca e um arranjo de flores, ao lado do assessor jurídico, do presidente, do secretário-geral e do diretor técnico do CRMV-SP.

Presidente da Ammvet, Luis César Correa, participou da abertura do evento e agradeceu a presença dos profissionais da cidade. A entidade auxiliou o Conselho na divulgação regional do CRMV-SP Escuta.

A imagem mostra o assessor, o presidente, o secretário-geral e o diretor técnico do CRMV-SP, sentados atrás de uma mesa com toalha branca e um arranjo de flores. No momento da foto, o secretário-geral é quem fala ao microfone.A imagem mostra o assessor, o presidente, o secretário-geral e o diretor técnico do CRMV-SP, sentados atrás de uma mesa com toalha branca e um arranjo de flores. No momento da foto, o secretário-geral é quem fala ao microfone.

O secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala, apresentou aos presentes estatísticas de profissionais e empresas registrados na cidade, bem como destacou o esforço do Regional no processo de transformação digital dos serviços e modernização das unidades.

Na imagem aparece o auditório lotado durante o CRMV-SP Escuta de Mogi Mirim. Aparece também o assessor jurídico, o presidente, o secretário-geral e o diretor técnico sentados atrás de uma mesa com toalha branca e arranjo de flores.Na imagem aparece o auditório lotado durante o CRMV-SP Escuta de Mogi Mirim. Aparece também o assessor jurídico, o presidente, o secretário-geral e o diretor técnico sentados atrás de uma mesa com toalha branca e arranjo de flores.

No CRMV-SP Escuta Mogi Mirim, a comitiva do Conselho esclareceu dúvidas dos profissionais sobre o chamamento público de clínicas pela administração pública, o ensino da Medicina Veterinária, as ações de combate ao ensino à distância integral que têm sido realizadas, a segurança do prontuário digital, as boas práticas para esterilização cirúrgica de animais, a responsabilidade técnica em agropecuárias e petshops, o uso de cannabis medicinal e o atendimento da unidade regional.

Na imagem aparecem profissionais de Mogi Mirim e região durante o CRMV-SP Escuta. São mais de 70 pessoas posando juntas para a foto, junto dos representantes do Conselho. Alguns estão de pé, outros agachados e alguns, ainda, sentados no chão.Na imagem aparecem profissionais de Mogi Mirim e região durante o CRMV-SP Escuta. São mais de 70 pessoas posando juntas para a foto, junto dos representantes do Conselho. Alguns estão de pé, outros agachados e alguns, ainda, sentados no chão.

O CRMV-SP Escuta de Mogi Mirim reuniu 58 profissionais da região e contou com a presença também de conselheiros, de representantes regionais, da coordenadora técnica e dos presidentes das Comissões de Tomada de Contas, Fiscalização, Saúde Pública Veterinária e Entidades Veterinárias Regionais do CRMV-SP.

Posam para a foto representantes de associações regionais de Araras, Jundiai, Sorocaba e Mogi Guaçu, junto dos representantes do CRMV-SP. São 16 pessoas e cinco delas estão agachadas. Todos olham e sorriem para a câmera. Ao centro está o presidente do CRMV-SP.Posam para a foto representantes de associações regionais de Araras, Jundiai, Sorocaba e Mogi Guaçu, junto dos representantes do CRMV-SP. São 16 pessoas e cinco delas estão agachadas. Todos olham e sorriem para a câmera. Ao centro está o presidente do CRMV-SP.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: vice-presidente da Amvar, Gustavo H. Bonafe D’Avila; o representante regional do CRMV-SP, Paulo Corte; vice-presidente da Amvejur, Elaine Tsuruda; o conselheiro da Ammvet, Júlio Galdino; a presidente da Comissão de Entidades Regionais Veterinárias e da Feveresp, Maria Cristina Reiter Timponi; o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; o conselheiro, Felipe Consentini; a vice-presidente da Ammvet, Aluê Rodrigues; o presidente da Amvar, Valmir Basílio do Nascimento; a diretora social da Ammvet, Bruna Thaine Zanco; o secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala; o representante regional, José Guedes Deak; o presidente da Ammvet, Luis César Correa; o primeiro tesoureiro da Ammvet, Mário Zotto; a segunda secretária, Josiani Moraes; e o diretor administrativo da associação, Daniel Braga.

Na foto estão quatro representantes da associação de Araras e o presidente do CRMV-SP.Na foto estão quatro representantes da associação de Araras e o presidente do CRMV-SP.

Representantes da Associação de Médicos-veterinários de Araras participaram do evento. Da esquerda para a direita: o vice-presidente da Amvar, Gustavo H. Bonafe D’Avila; o diretor de patrimônio da associação e representante regional do CRMV-SP, Paulo Corte; o presidente da Amvar, Valmir Basílio do Nascimento; o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; e o sócio da Amvar e também conselheiro da Ammvet, Júlio Galdino Júlio Galdino.

Na foto estão integrantes da Associação Mogiana de Médicos-veterinários. Estão todos de pé e sorriem para a foto ao lado do presidente do CRMV-SP.Na foto estão integrantes da Associação Mogiana de Médicos-veterinários. Estão todos de pé e sorriem para a foto ao lado do presidente do CRMV-SP.

Integrantes da Associação Mogiana de Médicos-veterinários compareceram ao CRMV-SP Escuta de Mogi Mirim. Da esquerda para direita: o conselheiro da Ammvet, Júlio Galdino Júlio Galdino; a vice-presidente, Aluê Rodrigues; o presidente da associação, Luis César Correa; o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; o primeiro tesoureiro da Ammvet, Mário Zotto; a diretora social, Bruna Thaine Zanco; a segunda secretária, Josiani Moraes; o diretor administrativo, Arilton Teodoro de Souza; e a conselheira ética Patrícia Pedrini.

titulo da imagem aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Relacionadas

Imagem mostra duas mãos femininas de pele clara, segurando um envelope branco fechado.
A presidente do CFMV e a diretoria do CRMV-SP sentados em reunião com representantes de planos de saúde pet.
imagem decorativa.
Visita URFA Ribeirão Preto (2)

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40