Nota de apoio do Sistema CFMV/CRMVs às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Conselhos se solidarizam com a situação e divulgam como profissionais podem auxiliar
Texto: Comunicação CFMV / Foto: de Ricardo Stuckert – PR em Fotos Públicas

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) se solidariza com o estado do Rio Grande do Sul diante das chuvas intensas que desalojaram mais de 100 mil pessoas e têm causado grandes transtornos e prejuízos.

Os médicos-veterinários e zootecnistas estão presentes no local, atuando de maneira rápida e eficiente para prestar suporte técnico, conforme diretrizes estabelecidas pela Resolução CFMV nº 1.511/2023, que orienta a atuação em desastres em massa envolvendo animais domésticos e selvagens.

Nesse contexto, destacamos as atividades realizadas pelos profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia:

Resgate e atendimento: médicos-veterinários têm realizado o resgate de animais em risco, prestando primeiros socorros, tratamento de ferimentos e acolhimento;

Apoio à comunidade: os profissionais têm colaborado com as equipes de emergência e defesa civil, orientando a população sobre cuidados com os animais, vacinação e ações preventivas;

Monitoramento da saúde animal: através de sua expertise, os profissionais monitoram possíveis surtos de doenças nos animais devido à situação de emergência;

Proteção à fauna silvestre: os profissionais também desempenham um papel crucial na proteção de animais silvestres, auxiliando no resgate e realocação para áreas seguras;

Colaboração com as autoridades: em conjunto com órgãos públicos e entidades de proteção animal, os médicos-veterinários e zootecnistas têm trabalhado para mitigar os impactos nas áreas atingidas.

O Sistema CFMV/CRMVs reafirma seu apoio à população do Rio Grande do Sul durante este período difícil e expressa gratidão a todos os profissionais que estão atuando voluntariamente de maneira incansável para amenizar o sofrimento e perdas. Nosso apoio e solidariedade a todos os atingidos pelas chuvas.

Por fim, ressaltamos que diante da situação de calamidade pública enfrentada no estado, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes.

A gestão e fiscalização dos recursos ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil e composto por representantes de órgãos do governo e entidades sociais. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

Dados para doação:

Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer)

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
16.10_CRMV-SP incentiva que profissionais participem de enquete_MATÉRIA