É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) comunica o falecimento de seu secretário-geral durante os anos de 1997 e 2006, o Prof. Dr. José Luiz D’Angelino, ocorrido em 2 de junho. Em homenagem a sua dedicada trajetória ao Regional e à Medicina Veterinária, foi feito um minuto de silêncio durante a Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs, em Brasília.
Nascido em 1945, o Prof. D’Angelino era graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), turma de 1969. Dedicado à saúde pública, obteve especialização, mestrado e doutorado na área pela mesma instituição, além de realizar pós-doutorado na Università degli Studi di Milano, na Itália.
Durante sua trajetória acadêmica, foi professor do Departamento de Cirurgia da FMVZ-USP, com destacadas pesquisas sobre o vírus da leucose bovina. Também exerceu a função de diretor do Hospital Veterinário da faculdade entre 1996 e 1997, e atuou como professor titular na Universidade de Santo Amaro.
O professor D’Angelino também contribuiu para a valorização da Medicina Veterinária enquanto membro da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), onde ocupava a 17ª cadeira, cujo patrono é o Dr. Sebastião Nicolau Piratininga.
No âmbito do CRMV-SP, teve importante participação institucional, atuando como conselheiro suplente entre 1988 e 1994, e posteriormente, como secretário-geral por quatro gestões consecutivas, entre 1997 e 2006, participando da inauguração das primeiras unidades regionais.
O velório será realizado nesta terça-feira, 3 de junho, a partir das 14h, no Cemitério Jardim Memorial de Indaiatuba. O sepultamento está previsto para as 17h.
Neste momento de despedida, o CRMV-SP manifesta sua solidariedade e condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão. A ausência do Prof. Dr. José Luiz D’Angelino será sentida por toda a comunidade veterinária, mas seu legado de dedicação, ética e contribuição ao ensino e à saúde pública permanecerá como exemplo e inspiração para as futuras gerações.