Nova gestão participa pela primeira vez da Câmara Nacional de Presidentes, em Porto Velho

Evento contou com a presença de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal que compõem o Sistema CFMV/CRMVs
Texto: CFMV, adaptado pela Comunicação/CRMV-SP – Foto: CFMV

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de todo o País estarão reunidos, entre os dias 07 e 09/08, para a realização da 3ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema CFMV/CRMVs, em Porto Velho, capital de Rondônia. O evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) acontece na Assembleia Legislativa do Estado (Alero). Esta é a primeira vez que a nova gestão do CRMV-SP participa do encontro, que conta com a presença de representantes das 27 unidades federativas.

No evento nacional, os gestores trocam informações, avaliam procedimentos e discutem temas que visam melhorar o trabalho dos Regionais. Durante os três dias de CNP serão debatidos temas como o “Banco de Sangue na Medicina Veterinária”, “Riscos de Limpeza Dentária sem Anestesias” e “Publicidade no Âmbito de Atuação do Sistema CFMV/CRMVs”.

“É uma honra e uma satisfação poder estar aqui com a presidente do CFMV e os colegas dos CRMVs de todos os estados, ouvindo, aprendendo e sugerindo melhorias. Estou muito grata pela excelente recepção que recebi de todos os presidentes dos regionais, especialmente do anfitrião, o Dr. Anilto, assim como da diretoria e funcionários do Federal”, disse a presidente do CRMV-SP, Daniela Chiebao, que participa da CNP acompanhada da vice-presidente do Regional, Carolina Saraiva Filippos de Toledo.

Na abertura da CNP, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou a receptividade dos rondonienses, além de ressaltar a conquista do Prêmio Nacional dos Conselhos Federais. “Tivemos a alegria de confirmar que estamos no caminho certo e trouxemos o troféu para que todos os presidentes celebrem essa vitória que é de todo o Sistema. Foi um orgulho ver a sigla do CFMV escrita no palco. A gente vai buscar os próximos prêmios. Dedicamos essa conquista a todos os presidentes e à nossa equipe da Controladoria”, disse.

Ana Elisa Almeida reforçou a participação essencial de todos os integrantes do Sistema. “A integração dos Conselhos ajuda a construir todo o Sistema CFMV/CRMVs. Os regionais colocam a mão na massa e o CFMV é um braço de apoio importante para o desenvolvimento das atividades. É essa união que faz toda a diferença para atuação dos profissionais e garante os retornos desejados em prol de toda a sociedade”, avaliou.

Sistema unido

O vice-presidente do CFMV, Romulo Spinelli, reforçou o dinamismo do trabalho realizado entre o federal e os regionais. “É gratificante ter essa visão de um Sistema tão unido. As nossas pautas coincidem e registro aqui o trabalho desenvolvido pelo NAR (Núcleo de Apoio aos Regionais) e pelos colaboradores do Conselho Federal para que todas as mudanças necessárias sejam alcançadas por meio de programas de treinamento como o Integrar, cujo objetivo é trabalhar diversas áreas em conjunto”, pontuou.

Anfitrião da CNP, o presidente do CRMV-RO, Anilto Funez Junior, ressaltou a força da agropecuária em Rondônia. “O Norte é pujante. O Norte é agro! Não tem como não agradecer ao Sistema CFMV/CRMVs pela união e por proporcionar que a CNP acontecesse em nosso estado. Sejam todos sempre bem-vindos e que sejam dias de debates muito produtivos”, evidenciou.

Resultados da última CNP

Os resultados da 2ª CNP de 2024, realizada em Goiânia, também foram conhecidos. O grupo técnico jurídico do CFMV apresentou os encaminhamentos das 15 demandas levantadas durante a última Câmara. Entre as medidas adotadas estão tratativas com órgãos do governo federal, além da criação de grupos de trabalho.

Um dos temas encaminhados foi a “Responsabilidade Técnica em Área de Sombreamento da Medicina Veterinária”. No relatório, o grupo técnico-jurídico demonstrou que está em elaboração um termo de cooperação técnica entre o CFMV e o Ministério da Agricultura e Pecuária, após sugestão de articulação política para solicitar listagem de profissionais e empresas que apresentam declaração de responsabilidade técnica para regularização de estabelecimentos comerciais e fábricas de alimentos para animais.

12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
CNP PUBLICIDADE