Novembro Azul: câncer de próstata é de difícil identificação em cães e gatos

Chances de desenvolver a doença são reduzidas com castração antes de 1 ano de idade

Cães e gatos também podem ter câncer de próstata. Para se ter uma ideia, a incidência em cachorros com mais de sete anos de idade é de aproximadamente 4%. No caso dos gatos, a doença é menos frequente.

No entanto, em ambas as espécies, o câncer de próstata trata-se de um grave problema de saúde e – na maioria das vezes – é fatal. É também uma doença silenciosa, o que dificulta o diagnóstico e tratamento precoces.

“A doença pode se manifestar apenas na dificuldade do animal para urinar, com frequência não observada pelo tutor, que acabará não reportando o sintoma ao médico-veterinário”, afirma o médico-veterinário Rodrigo Mainardi, presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

A Profª Drª Mirela Tinucci, conselheira suplente do CRMV-SP, orienta de que forma é possível constatar esse sintoma. “Deve-se desconfiar que esteja ocorrendo essa dificuldade para urinar quando for notado que o animal assume a posição de micção, mas não urina”, explica a médica-veterinária, que cita ainda outros dois sintomas do câncer de próstata. “Também são usuais o desconforto durante a micção e a presença de sangue vivo na urina.”

Tratamento delicado

O tratamento do câncer de próstata geralmente se resume à remoção cirúrgica do órgão, mas pode haver a necessidade, ainda, de quimioterapia ou radioterapia.

O mais grave é que a operação é um processo bastante delicado para a saúde do animal. “Isso porque, em linhas gerais, o acesso à próstata é muito complicado, seja por conta da parte óssea, seja por causa da uretra, que é envolvida pela próstata e não pode ser afetada na cirurgia”, explica o médico-veterinário Rodrigo Mainardi, presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP.

A Profª Drª Mirela Tinucci frisa se tratar de um pós-operatório que requer muito cuidado dos proprietários com seus animais para uma boa recuperação. “Essa fase deve ser assistida pelo médico-veterinário para acompanhamento da cicatrização e do restabelecimento do fluxo urinário.”

Prevenção

A relação entre o procedimento de castração dos animais e a prevenção do câncer na próstata não é a mesma observada nas fêmeas no que tange ao câncer mamário. Ainda assim, a castração antes da maturidade sexual (que ocorre por volta dos nove meses de vida) é uma indicação para reduzir as chances de cães e gatos desenvolverem tumores prostáticos.

De acordo com o médico-veterinário Rodrigo Mainardi, a estimativa é de que a esterilização contribua para a diminuição da probabilidade de o animal ter um câncer de próstata em 90%.

Texto: Assessoria de Comunicação CRMV-SP

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40