CRMV-SP lamenta falecimento do médico-veterinário Aramis Augusto Pinto

Profissional foi presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e em seu pós-doutorado, na Inglaterra, desenvolveu estudos sobre diagnóstico de viroses animais, com ênfase em febre aftosa
Texto: Comunicação CRMV-SP

É com enorme pesar que informamos o falecimento, no dia 1º de março, do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (1995-1996), o médico-veterinário Prof. Dr. Aramis Augusto Pinto, que muito contribuiu para a Medicina Veterinária paulista.

Graduado em 1964 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), Aramis era doutor em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP).

Possuía Pós-doutorado com estágio realizado no Institute for Animal Health, na Inglaterra, oportunidade em que desenvolveu estudos sobre diagnóstico de viroses animais, com ênfase em febre aftosa.

Durante sua carreira profissional, foi Livre Docente (1978) e Professor Adjunto (1980) pelo ICB-USP, além de alcançar o título de Professor Titular de Microbiologia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV-Unesp) (1983-1998).

Foi também membro do Comitê Assessor da área de Medicina Veterinária e Zootecnia do CNPq (1991-1993); membro do Comitê de Ciências Agrárias e Veterinárias da FAPESP (2004-2018); membro da Coordenadoria Central de Pós-graduação e Pesquisa da CCPG-Runesp/Unesp (1992-1994); e ouvidor da FCAV-Unesp junto à Runesp (2005-2006).

O Prof. Dr. Aramis recebeu ainda o título de professor emérito da FCAV/Unesp (2011) e, recentemente, foi professor voluntário da faculdade, campus de Jaboticabal. Atuou ainda como membro titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (1997-2018) e membro titular da Academia Paulista de Medicina Veterinária (2012).

O CRMV-SP manifesta em nome da Medicina Veterinária Paulista as mais profundas e sinceras condolências, além do sentimento de gratidão pelas inúmeras contribuições do Prof. Dr. Aramis.

CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira