Parlamentares debatem legislação de proteção animal

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Curitiba se reuniu, nessa segunda-feira (8), para tratar da legislação de proteção dos animais. O debate teve foco nos acumuladores e na criação e comércio de bichos de estimação.

O evento contou com as presenças do diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Alexander Biondo, e do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Eliel de Freitas.

Segundo o presidente da comissão, Bruno Pessuti (PSC), o CRMV-PR discute mudanças na lei municipal em vigor referente à comercialização de animais, e o representante da entidade vai apresentar a proposta aos vereadores. Quanto aos acumulares, ele explica que, após o incêndio que vitimou cerca de 40 cães em imóvel da capital, em março, o colegiado trabalha junto à SMMA para criar legislação específica à problemática.

“A ideia é aproximar a acumulação aos maus-tratos, dissociando-a da proteção aos animais, e criar mecanismo para determinar responsabilidades ao Executivo municipal, tanto na questão do meio ambiente quanto da saúde pública”, completa Pessuti. Também compõem a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Aladim Luciano (PV), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Helio Wirbiski (PPS) e Jairo Marcelino (PSD).

Fonte: Portal Bonde.

Relacionadas

MATERIA
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br