Pesquisadoras são maioria na área de Ciências da Saúde

Dedicadas, comprometidas e perseverantes, elas fazem a diferença
Comunicação CRMV-SP

Às vésperas deste Dia Internacional da Mulher, duas cientistas brasileiras tiveram papel fundamental no sequenciamento do genoma do novo coronavírus. O estudo auxiliará no desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos da doença.

São elas, Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE) e Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por muitos anos à sombra dos homens, nas últimas décadas, as mulheres têm cada vez mais destaque nas conquistas científicas. De acordo com a plataforma Open Box da Ciência, lançada em fevereiro, dos pesquisadores brasileiros que declaram ter doutorado nas cinco maiores áreas de conhecimento, 40% são mulheres. Sendo que em Ciências da Saúde, na qual a Medicina Veterinária está inserida, elas são 57%.

Desafios e emoção

“Em 2004, resolvi fechar a clínica e voltar a estudar. Fiz mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Quando vi, pela primeira vez, uma mitocôndria no microscópio de transmissão, até chorei, é como ir à Lua”, enfatiza a médica-veterinária Rosemary Viola Bosch, conselheira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica (CTR), do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Rosemary lembra que, quando terminou o doutorado, foi convidada a fazer pós-doc no Instituto Butantan e montar um biotério de experimentação para roedores. Foram sete anos de grandes desafios, ela era a única médica-veterinária da equipe.

Sempre que examinava um animal, eu queria saber o que acontecia dentro de suas células

(Rosemary Viola Bosch)

Trabalho relevantes

A dedicação e o interesse de Rosemary pela biologia celular renderam trabalhos relevantes e, inclusive, o VII Prêmio Octavio Frias de Oliveira – Inovação Tecnológica em Oncologia, iniciativa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

A pesquisa, realizada pelo Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan, descobriu uma proteína presente na glândula salivar do carrapato-estrela com potencial para se tornar um medicamento antitumoral.

Contribuição

Pesquisadora científica há 35 anos no Instituto de Zootecnia (IZ), órgão da SAA do Estado de São Paulo, graduada em Medicina Veterinária, com mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutorado em Zootecnia pela USP, Cecília José Veríssimo  tem como foco de seus estudos o controle de parasitas que afetam o gado leiteiro.

“Sinto-me responsável por contribuir com meus conhecimentos e atividades na pesquisa para a difusão de um controle parasitário mais racional e ecológico, contribuindo para com toda a população humana, já que a maioria consome leite”, ressalta.

Relacionadas

Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40