Peste bovina está prestes a ser erradicada

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em conjunto com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve declarar nos próximos 18 meses, a extinção oficial da peste bovina do mundo, declarou a entidade, em Roma.

A peste bovina que é uma das mais devastadoras doenças dos animais, senão a mais temida doença do biungulados (bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos) não afeta diretamente os seres humanos, mas é letal para os animais infectados, e em alguns surtos, a mortalidade atingiu 100%. A peste bovina é altamente contagiosa e é causada por um Morbillivirus da família Paramyxoviridae. Os sinais clínicos incluem febre alta, lesões erosivas e ulcerativas ao longo do trato digestivo e diarréia.

“Em algum momento nos próximos 18 meses, a FAO e a OIE, com outros parceiros, declararão oficialmente a peste bovina como doença erradicada”, disse durante o pronunciamento, o que ilustra o longo processo para alcançar esse sucesso.

Trazido para a Europa pela Ásia, por tribos invasoras, os surtos de peste assolaram o Império Romano, no período de 376-386 e provavelmente desempenharam um papel determinante em seu declínio, diz a FAO. A enfermidade causou epidemias recorrentes durante o século XVII, que conduziram à fome e redução da produtividade agrícola, abastecendo a instabilidade que culminou na Revolução Francesa de 1789. No início do século XX a “peste se estendia desde a Escandinávia até ao Cabo da Boa Esperança e da costa atlântica da África até as ilhas das Filipinas. Também já existiram muitos surtos no Brasil e na Austrália “, disse a agência da ONU.

No início dos anos 80, a doença ainda destruía rebanhos em todo o mundo”, disse a FAO, apesar da existência de uma vacina desde 1960.

Assim como a estirpe altamente patogênica da gripe aviária H5N1 e do vírus H1N1/2009 atual, a peste parecia imbatível”, admite a entidade. Logo depois foi lançada uma campanha global para erradicar a peste que mobilizou as organizações internacionais de desenvolvimento para a realização de ações de controle e transferência de tecnologias para o diagnóstico.

Fonte: Portal do Agronegócio (Acessado em 02/12/09)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40