Portal da Transparência e Manual de Fiscalização do CRMV-SP são premiados

Conquista mostra o compromisso do Conselho em atender as legislações e em prestar um serviço de qualidade
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP
Legenda: Pexels

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) foi reconhecido em mais duas categorias do Prêmio “Boas Práticas Ministro Benjamin Zymler”, o qual já havia laureado o Relatório de Gestão 2018 do Regional como o melhor dentre os de diversos conselhos profissionais do Brasil. Desta vez, a premiação foi para o Portal da Transparência e para o Manual de Fiscalização do CRMV-SP.

O prêmio é vinculado à Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, realizado, anualmente, em Brasília. Neste ano, o evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro José Mucio Monteiro, e do ministro que dá nome à premiação.

De acordo com o controlador interno do Conselho, Emanoel Coelho, desde 2018 o CRMV-SP vem adotando uma postura de prestação de informação aos profissionais e à sociedade de forma ativa, ou seja, antecipando-se às solicitações, ao disponibilizar o máximo de dados sobre as diferentes áreas do Regional.

O foco é proporcionar fácil acesso e otimizar a prestação de contas. “O portal se destacou pela atualização contínua, pela disponibilização de infográficos, bem como por integrar a Carta de Serviços, o e-SIC e a Ouvidoria on-line do Conselho”, comenta Coelho.

O dever como missão

Presidente do CRMV-SP, o médico-veterinário Mário Eduardo Pulga frisa que, por meio do portal, o Regional cumpre a obrigação incumbida aos conselhos de classe, atendendo à Lei Federal nº 12.527/11. “Estamos focados em um trabalho pautado na modernização e em conformidade com a legislação. As premiações reconhecem o que, para nós, é nosso dever.”

O Portal da Transparência foi lançado em 2018 e reúne informações dos processos de todos os departamentos, entre os quais estão as áreas de comunicação, financeira, de fiscalização, de registro de profissionais e de empresas. Também é possível acessar resoluções, relatórios de gestão e processos licitatórios.

Padrão de qualidade

Quanto ao Manual de Fiscalização do CRMV-SP – que norteia, desde 2016, as ações no âmbito da atividade fim do Conselho –, a premiação representa a coroação dos esforços para a sua criação, com foco no padrão de qualidade. “Além de ser didático, o documento materializa a padronização do trabalho, desde as condutas e comportamentos até as diretrizes para a realização de relatórios técnicos e preenchimento de formulários”, enfatiza Artur dos Santos Ribeiro, coordenador de Fiscalização e Multas do Regional.

O manual, segundo Pulga, trouxe uma mudança de cultura que permitiu resultados mais efetivos. “O manual harmonizou procedimentos, condutas e valores, tornando-se um ponto de equilíbrio para a atuação dos fiscais”, afirma o presidente do CRMV-SP, destacando a elevação da qualidade da fiscalização.

Exemplo

Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do Conselho, que participou da elaboração do manual, ressalta que o documento se tornou referência nacional. “Apresentamos à Comissão Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAF-CFMV) e o conteúdo do nosso manual serviu de base em diversos tópicos para o que o CFMV estava preparando e que será lançado em breve”, enfatiza Mossero.

De acordo com Pulga, as premiações são motivações para que o CRMV-SP siga com foco no aperfeiçoamento contínuo dos processos nas diferentes frentes de atuação. “Queremos qualificar ainda mais os nossos relatórios e serviços”, conclui.

Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.
Plano_de_gestao_de_riscos