Presidente do CFMV comenta desdobramentos de denúncias sobre os abatedouros

Em entrevista ao Canal Rural, no último dia 23/04, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, falou sobre alguns desdobramentos relativos às irregularidades em abatedouros municipais e estaduais do País, divulgadas há cerca de um mês. Em conversa, ao vivo, por telefone com a apresentadora do Rural Notícias, ele detalhou que, dos quatro profissionais citados pela imprensa nos últimos dias, apenas um é médico veterinário. “Ele foi identificado no dia seguinte à denúncia. De pronto, um processo ético-profissional foi aberto pelo Conselho Regional. Não tenham dúvidas de que essa pessoa responderá por seus atos”, afirmou.

Arruda acrescentou, durante a entrevista, que, em geral, há uma objeção grande por parte das prefeituras em relação à contratação de médicos veterinários para inspecionar e fiscalizar o processo de abate. “Os municípios alegam falta de recursos financeiros”, explicou. O presidente do CFMV também confirmou a reunião da Câmara dos Presidentes de Regionais com a diretoria do CFMV. “A reunião foi administrativa e uma das pautas foi justamente a situação dos abatedouros, pois temos todo interesse em contribuir para a resolução do problema”, finalizou.

Fonte: Portal do CFMV (acessado em 29/04/2013).

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br