Presidente do Conselho recebe Diretora do Departamento de Proteção Animal de Guarulhos

A reunião contou com a presença de Lucius do Amaral Vieira, chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do município
Texto/Foto : Comunicação CRMV-SP

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, recebeu na amanhã de hoje (29/10) a médica-veterinária Juliana Kopczynski , diretora da Departamento de Proteção Animal de Guarulhos (Dpan), para reunião de alinhamento das iniciativas conjuntas que poderão ser realizadas em prol da saúde animal e saúde pública do município.

A importância da nomeação de uma profissional com formação em Medicina Veterinária para coordenar o Dpan foi ressaltada pelo presidente do Conselho. “Gostaria de parabenizar o gestor da cidade, assim como o secretário da pasta, pela criação de uma diretoria cujo foco é a gestão de questões relacionadas ao bem-estar animal e por valorizarem a atuação técnica para a busca de soluções adequadas em uma área muito sensível à sociedade”, destacou Mossero.

O chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, Lucius do Amaral Vieira, participou da reunião e colocou a estrutura da administração local à “disposição para uma agenda de atividades que fortaleçam o vínculo entre os órgãos de fiscalização e as equipes educacionais que envolvem todos os setores da prefeitura”.

“Existe uma sintonia muito positiva com o CRMV-SP, principalmente porque o presidente Odemilson é acessível, está aberto ao diálogo e oferece apoio incondicional aos profissionais”, afirmou Juliana Kopczynski, que assumiu em agosto a diretoria do Dpa da cidade de Guarulhos.

Juliana destacou, ainda, que as parcerias com a nova gestão da autarquia serão frequentes e, certamente, toda a sociedade será beneficiada.

Fiscalização conjunta fecha estabelecimento clandestino

A reunião de hoje ocorre após pouco mais de um mês da realização uma ação conjunta entre o Ministério Público Estadual, a Polícia Civil, a Delegacia de Crimes Ambientais, o CRMV-SP e o Departamento de Proteção Animal.

Após denúncia anônima recebida pelo CRMV-SP, foi fechado um estabelecimento que atuava como canil e gatil de forma clandestina, localizado no Jardim City Las Vegas, no município de Guarulhos. No local, sem responsável técnico, estrutura e condições de limpeza adequadas, foram encontrados 39 gatos da raça bengal (gato de bengala) e doze cães da raça golden retriever.

O proprietário foi preso em flagrante e os animais recolhidos pelo Dpan e levados para um abrigo temporário em Suzano, onde permaneceram à disposição da Justiça.

Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.