Prezados colegas,
No mês de setembro, comemora-se o Dia do Médico Veterinário (9) – data memorável, quando em 1933, o presidente Getúlio Vargas editou o Decreto nº 23.133, representando o primeiro marco regulatório da Medicina Veterinária brasileira. Porém, nós, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), ressaltamos que todos os dias este profissional deve ser lembrado e homenageado pelo importante trabalho que desenvolve em prol da saúde animal e humana, cumprindo a nobre missão de garantir o bem-estar da sociedade e de todo o reino animal.
Embora muitas pessoas desconheçam a amplitude de sua atuação, o médico veterinário é um profissional dinâmico que pode aplicar os seus conhecimentos em diferentes áreas da Medicina Veterinária, como inspeção de alimentos de origem animal, pesquisas, clínica veterinária, meio ambiente, indústria farmacêutica de medicamentos veterinários, dentre outras. Destacando-se, sobretudo, na saúde pública, em que se torna um agente essencial na prevenção e no tratamento de zoonoses – doenças que podem passar do animal para o homem.
É notório que, atualmente, a profissão vem ganhando evidência, especialmente na mídia. A conquista desse espaço atribuímos ao “fenômeno pet”, uma vez que a sociedade, sempre atenta, exige do médico veterinário o melhor atendimento. Por isso, é fundamental que o colega busque constantemente atualizar os seus conhecimentos técnicos e também procure entender de outras áreas, como empreendedorismo e gestão.
Contudo, consideramos que, enquanto classe profissional, precisamos avançar ainda mais. Médicos veterinários têm o poder de ajudar a transformar a sociedade a respeito da valorização de sua profissão. O CRMV-SP conta com a união de todos os colegas para o fortalecimento de uma Medicina Veterinária paulista cada vez mais íntegra, ética e comprometida com a saúde e o bem-estar animal, a saúde pública, a proteção do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.
A todos os colegas médicos veterinários, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento pelo serviço que prestam ao Estado de São Paulo.
Francisco Cavalcanti de Almeida
Presidente do CRMV-SP