O 2º Encontro de Coordenadores de Cursos de Zootecnia do Estado de São Paulo, organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino (CTZE), ocorrido na última sexta-feira (28/06), reuniu profissionais de educação para debater metologias ativas e inteligência artificial no ensino superior.
Foram recebidos sete participantes na sede em São Paulo representando quatro dos nove instituições de ensino superior (IESs) ativas e com turmas iniciadas no Estado, os Conselhos Regionais do Paraná e do Pernambuco, assim como o Instituto de Zootecnia, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Uma estudante também participou do evento. Durante o encontro, a Comissão lançou o “Panorama dos Cursos de Zootecnia do Estado de São Paulo” e prestou homenagem ao presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, pelo trabalho em prol da integração entre as profissões, com a entrega de uma medalha da Zootecnia.
Iniciando os trabalhos do dia, agradecendo a presença de todos e destacando a importância dos temas a serem discutidos, o presidente da CTZE, Celso da Costa Carrer, deu início à apresentação dos coordenadores de cursos, não sem antes pedir que todos os membros da Comissão se levantassem para que os presentes pudessem conhecê-los. “É uma honra poder trabalhar colocando nossas demandas junto ao Sistema CFMV/CRMVs, e, a partir disso, integrar as nossas profissões, que levam o País a uma condição de destaque na área do agronegócio e contribuem para com a saúde animal”, declarou.
O presidente do Conselho parabenizou o trabalho realizado pela CTZE e ressaltou a importância que sua gestão deu à integração entre as profissões. “Essa proposta sempre esteve no ideal do nosso grupo, chamado ‘Integração’, fazer a ponte entre profissionais e o Conselho, assim como entre a Medicina Veterinária e a Zootecnia. E agora estamos realizando este evento na nossa sede própria, a ‘casa’ de ambas as profissões. Queremos que os colegas comecem a participar mais, trabalhar mais no debate e na resolução dos problemas comuns. Aos poucos vamos consolidando essa aproximação. Todos com o mesmo propósito, que é atender a sociedade.”
Mossero destacou, ainda, o papel das profissões na Saúde Única, zelando pelos animais, pelo meio ambiente, e também pelos seres humanos e pelas plantas, assim como ressaltou a importância do ensino. “Por isso que os encontros de coordenadores de Zootecnia e de Medicina Veterinária são fundamentais para que possamos nos aproximar das instituições de ensino e do aluno, nosso profissional do futuro. É importante que o jovem que está se formando tenha conhecimento da importância dele na decisão das nossas grandes demandas sociais.”
Consolidação
O vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, que é coordenador de curso de Medicina Veterinária na Universidade de Marília (Unimar), declarou estar feliz por prestigiar a Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino e parabenizou o presidente da CTZE. “Não só por este evento, mas por todo o trabalho que a Comissão desenvolveu nesta gestão, por todo o empenho que teve em elevar cada vez mais o nome da Zootecnia”, afirmou.
Para a zootecnista, coordenadora de curso e conselheira do CRMV-SP, Ana Claudia Ambiel, a segunda edição do Encontro de Coordenadores confirma o compromisso da gestão com a aproximação com as instituições de ensino. “É um evento que está se consolidando e é importante a continuidade deste projeto, então, que ele permaneça para que a gente possa ter a oportunidade de, como coordenadores de curso, discutir o ensino da Zootecnia no estado de São Paulo”, enfatizou.
Metodologias Ativas no ensino superior
O professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), médico-veterinário e pedagogo Fábio Gregori, realizou uma oficina com os participantes. “É minha segunda participação aqui, sinal de que o pessoal gostou da primeira. Estou muito feliz”, disse.
Foi mostrada na prática a metodologia Team Based Learning (TBL) – no português, Aprendizagem Baseada em Equipes –, a qual considera o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e interpessoais. Os presentes ao evento se dividiram em grupos, respondendo a perguntas com base em um texto previamente enviado, debatendo e aprendendo como funciona o método por experiência própria.
Panorama dos cursos de Zootecnia
A integrante da CTZE, Célia Regina Orlandelli Carrer, apresentou durante o evento o “Panorama dos Cursos de Zootecnia no estado de São Paulo”. “Esse trabalho foi realizado pela Comissão de Zootecnia e Ensino e temos prazer em apresentá-lo”, explicou.
A publicação traz o resultado de um trabalho de pesquisa realizado pela CTZE realizado por meio de levantamento sobre os cursos de Zootecnia no Estado, contato com os coordenadores dos cursos, o preenchimento de questionário e a coleta de dados em campo, com visitas às IESs, para posterior análise tanto quantitativa como qualitativa das informações.
Inteligência artificial (IA)
A palestra sobre inteligência artificial foi ministrada pelo historiador, pedagogo e diretor de ensino técnico do Instituto Federal Goiano, Rogério Justino, que demonstrou e forneceu algumas dicas de uso da ferramenta. O professor destacou que este é um tema que não se pode fugir, uma tecnologia que trouxe mudanças muito rápidas e a tendência é que isso continue a acontecer.
“Será que a inteligência artificial vai ser um problema ou ela está nos mostrando alguns problemas que já existiam, fragilidades da educação superior, como as questões de plágio na produção acadêmica, da dificuldade em escrever um texto, da dificuldade em produzir uma pesquisa? Será que determinados tipos de produção científica continuarão relevantes, como uma revisão bibliográfica, que a IA é capaz de fazer? E o que é plágio? Vamos ter que fazer essas reflexões”, afirmou Justino.
Para o professor de História, a IA vai provocar debates sociais ainda mais amplos. “Esse debate vai fazer a Ciência avançar. Mas o futuro pode ser incerto para aqueles que não acompanharem as mudanças. Os benefícios virão para todos ou essas mudanças irão gerar ainda mais exclusão social? O futuro pode não ser dos melhores”, analisou.
Participações
Para a vice-presidente do CRMV-PE, integrante da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia (CNEZ) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e diretora de Ensino da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Safira Bispo, que participou pela primeira vez do Encontro, os assuntos abordados foram interessantes, inclusive, para serem levados a outras regiões e estados. “A gente volta para nossos estados de origem com muitos conhecimentos, para construir outros eventos e passar todas essas informações. São ferramentas de melhorias para os nossos cursos, e a gente só tem a agradecer por estar aqui hoje, pelo CRMV-SP e a Comissão de Zootecnia e Ensino”.
Segundo o membro da Comissão Técnica e de Ensino da Zootecnia do CRMV-PR e professor da Universidade Estadual do Maringá (UEM), Leandro Castilha, as temáticas abordadas foram muito contemporâneas. “Os temas foram a isca para nos fisgar. Vocês estão sendo vanguardistas, a Comissão de Zootecnia e o CRMV-SP, e também muito acolhedores com os zootecnistas, porque a gente, infelizmente, não vive essa realidade em outros estados”, declarou.


Alan Peres, médico-veterinário livre docente e vice-diretor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira


Bruna Cerdeira, discente de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (Fzea-USP) e homenageada pela presença com uma medalha da Zootecnia


Weber Vilas Boas Soares, zootecnista pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SSA)


Edney Silva, zootecnista vice-coordenador de curso da Unesp do campus de Jaboticabal e palestrante na primeira edição do Encontro de Zootecnistas