Prorrogado o prazo para inscrições no segundo ciclo de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária

O selo serve como referência para gestores educacionais, docentes, sociedade em geral e, sobretudo, para estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada
Texto: CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

Em virtude dos pedidos de prorrogação realizados pelas instituições de ensino, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estende por mais 45 dias o prazo para inscrições no segundo ciclo de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária. O período de candidaturas foi prorrogado até o dia 13 de novembro de 2018.

Para participar, é preciso preencher formulário de inscrição e termo de compromisso de participação voluntária, bem como cumprir com os requisitos e envio de informações e documentos comprobatórios. A candidatura dos cursos é voluntária e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os critérios para seleção são a análise do relatório de autoavaliação do curso e da documentação comprobatória. Em caso de empate, o critério será a data de autorização do curso de Medicina Veterinária, dando-se preferência ao curso mais antigo.

Sobre a Acreditação

Dos cursos que se candidatarem voluntariamente, cinco serão selecionados para passar pelo processo de avaliação do CFMV, que é sigiloso e gratuito, sem cobrança de nenhuma taxa. Após a classificação e seleção, é realizada a avaliação in loco por avaliadores experientes sob a gestão da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) do CFMV, e relatório aprovado pela Plenária do Conselho.

O curso poderá receber um dos selos: “Acreditado”, com validade de 3 anos ou “Acreditado com Excelência”, com validade de 5 anos. Para receber a certificação, o curso deve comprovar padrões adequados que atendam a critérios objetivos aceitos, internacionalmente, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.

Referência

O selo é um estímulo para o aperfeiçoamento dos programas de ensino da Medicina Veterinária no Brasil, favorecendo a cultura periódica de avaliação como indutora da qualidade, com foco na melhoria contínua das instituições. A Acreditação serve como referência para gestores educacionais, docentes, sociedade em geral e, sobretudo, para estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada.

O foco do processo de Acreditação do CFMV é aferir a qualidade dos cursos e tornar transparente a excelência do ensino superior

Os requisitos de habilitação para a candidatura dos cursos são:

– ter sido autorizado há, no mínimo, 10 anos;

– ser reconhecido, conforme exigências legais;

– oferecer curso de Medicina Veterinária, exclusivamente, no período diurno;

– enviar o Relatório da Autoavaliação do curso, incluindo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

– cumprir o disposto na Resolução CFMV nº 746/2003 sobre a designação de responsável técnico nos cursos de Medicina Veterinária por parte das instituições de ensino;

– cumprir o disposto no artigo 6º inciso II da Resolução CFMV nº 1.154/2017 sobre constituir e capacitar comitê de condução da adequação do curso aos requisitos da acreditação.

Primeiro ciclo

No primeiro processo de Acreditação do CFMV, promovido em 2017, três cursos de Medicina Veterinária receberam selo de Acreditação com Excelência: Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu; Universidade de São Paulo (USP);  e Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
Gato de vida livre, em uma calçada