Resgate de fauna é serviço obrigatório pouco divulgado em universidades

Necessário para a liberação de grandes empreendimentos, o serviço é pouco debatido nos cursos de Medicina Veterinária e Biologia
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Portal G1)
Foto: Pixabay

Construções de estradas, hidrelétricas, ferrovias e linhas de transmissão de energia são importantes para o desenvolvimento das cidades e para o dia a dia da população. No entanto, a área ocupada por esses grandes empreendimentos sofre com o impacto ambiental. Por isso, leis como a do resgate de fauna são indispensáveis na preservação das espécies locais.

Regulamentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a norma prevê ações voltadas aos animais provenientes, direta ou indiretamente, de uma área impactada.

Captura, coleta, transporte e destinação dos indivíduos resgatados para refúgios naturais são algumas das etapas que garantem a sobrevivência da fauna. A captura de silvestres só deve ser feita quando o animal tem dificuldades naturais de locomoção ou está debilitado.

Programas de salvamento também têm a função de minimizar os impactos e garantir as interações ecológicas e o equilíbrio dos ecossistemas naturais.

Lacuna

Previsto pela legislação ambiental, a atividade é obrigatória, mas pouco valorizada no âmbito da conservação. É comum que os empreendedores não encarem como investimento em sustentabilidade e preservação. Na maioria das vezes tratam como “gasto”. Além disso, a escassez de informação quanto ao resgate de fauna nas faculdades é uma lacuna preocupante.

Cão de porte pequeno está dentro de uma caixa de transporte de animais, a qual está com a porta aberta. O animal está com a língua de fora.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA