Revista mv&z aumenta visibilidade da produção científica em Medicina Veterinária

As revistas científicas, sejam elas impressas ou eletrônicas, têm uma grande missão: transmitir conhecimento para a comunidade técnico-científica e apresentar novas descobertas, métodos e análises nas diversas áreas da ciência. Com o avanço da tecnologia da informação, as bibliotecas virtuais possibilitaram que os acervos, até então confinados a um espaço físico restrito, pudessem ser conhecidos por um número maior de pessoas, em nível nacional e internacional. Hoje, elas se configuram como um recurso obrigatório na rotina de especialistas e estudantes.

Desde 2011, o CRMV-SP disponibiliza, por meio da Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnica da Universidade de São Paulo (USP) – BVS-Vet, a versão online da Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia (mv&z). No sistema, é possível consultar todos os artigos publicados nas edições em papel, distribuídas gratuitamente a todos os profissionais registrados do Estado de São Paulo.

Segundo o editor científico da Revista, Prof. Dr. Silvio Arruda Vasconcellos, o periódico visa oferecer atualização constante aos profissionais que atuam no campo, clínicas, consultórios, hospitais e nos serviços oficiais das esferas federal, estadual e municipal. “É um veículo que abre espaço para que médicos-veterinários e zootecnistas relatem as suas experiências”, conta. Além de trabalhos de opinião, artigos técnicos, relatos de casos e ensaios, a mv&z publica também resumos de pesquisas apresentados em eventos científicos, como o III Simpósio de Qualidade do Leite, Congresso Paulista das Especialidades, Semana Científica Prof. Dr. Benjamim Eurico Malucelli, Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, entre tantos outros. “As indexações de resumos de eventos científicos ampliaram a visibilidade do periódico”, relata.

Desde 2014, o número de acessos à plataforma virtual da Revista tem aumentando consideravelmente: em 2016, foram mais de 114 mil visualizações, ante 79 mil em 2015 e 25 mil em 2014. O mesmo acontece com o número de submissões de artigos. Vasconcellos acredita que o sucesso é resultado da regularidade da periodicidade apresentada pela publicação e do interesse dos leitores pelos trabalhos publicados. “Todos os artigos contam também com palavras-chaves em inglês, o que tem gerado acessos por públicos de línguas inglesa e espanhola”, diz o editor.

Outro fator fundamental para o sucesso da Revista é o corpo de revisores, responsável por garantir a manutenção da qualidade técnica e científica dos trabalhos publicados. “Esperamos que os profissionais da área adquiram o hábito de relatar as suas experiências e que continuem a utilizar este espaço para divulgar seus conhecimentos e pesquisas”, disse o editor, que estuda a viabilidade de ampliação do número de fascículos editados por ano.

Acesse a mv&z: https://crmvsp.gov.br/site/revista_edu_cont.php

Relacionadas

Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40