Revista mv&z: submissão de artigos agora é on-line

Outra novidade é que ao menos um dos autores deve ter registro no ORCID
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

A revista mv&z tem nova norma para publicação. A partir de agora, o autor que deseja submeter seu artigo para avaliação no periódico deverá fazê-lo, diretamente, pelo site da Revista (https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/) e não mais por e-mail. A alteração visa contemplar as ações essenciais à automação das atividades de editoração da Revista, garantindo a visibilidade das publicações pela internet.

Para submeter o artigo, basta acessar o site da Revista e clicar na aba “Enviar Submissão”. O autor deverá fazer um cadastro, contendo login e senha, e preencher todas as informações solicitadas. É importante guardar com cuidado as informações de acesso ao site, pois será por meio dele que o autor fará todo o acompanhamento referente a publicação e poderá submeter novos trabalhos.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o processo editorial eletrônico via Open Journal Systems (OJS), sistema de editoração de revistas científicas utilizado pela Revista mv&z, permite maior rapidez e segurança no fluxo de dados e informações e, ainda, torna o processo de revisão por pares mais transparente.

“O OJS possibilita a avaliação das métricas da revista localizando o número e a origem dos acessos aos artigos publicados pela revista no tempo e no espaço”, explica Sílvio Arruda Vasconcellos, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Acesse as novas normas de publicação: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/about/submissions

 

Autores com registro no ORCID

A partir de 2020, os artigos submetidos para publicação na Revista mv&z deverão ter, entre seus autores, um pesquisador com registro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID), ferramenta digital gratuita de identificação que permite ao usuário armazenar e gerir informações, como nome, e-mail, formação, ocupações profissionais, concessões, patentes e trabalhos acadêmicos.

No sistema, cada usuário é identificado através de um código numérico de 16 dígitos, semelhante ao número de uma carteira de identidade. “Esse identificador único e persistente distingue um autor de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. O ponto positivo é a precisão na identificação dos autores dos trabalhos”, enfatiza Vasconcellos.

Rede social

Operando como uma “rede social” de pesquisadores provenientes do Brasil e de outros países, o ORCID já é adotado por diversas instituições de renome, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e a Universidade de Campinas (Unicamp), assim como Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, entre outras.

A Capes também exige dos candidatos a bolsas e financiamentos o cadastro na plataforma, assim como inúmeros grupos editoriais internacionais, revistas científicas e agências de fomento à pesquisa. A ferramenta possibilita importar trabalhos do Google Scholar para o ORCID, por meio do upload de arquivos, bem como autorizar a integração do seu registro com outros identificadores, como o Currículo Lattes, o Researcher iD e o Scopus iD.

Faça seu registro gratuito no ORCID

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
Banner CRMV-SP orienta fevereiro

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40