Saiba como solicitar o primeiro registro profissional no CRMV-SP

Processo é todo realizado de forma digital pela Solução Integrada de Gestão (SIG), disponível no site do Regional
Texto: Comunicação CRMV-SP
A imagem mostra uma moça sorrindo e apontando para a cédula de identidade profissional.
Foto: Freepik

Para efetuar a primeira inscrição profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e adquirir a cédula de identidade profissional, documento indispensável para o exercício das profissões de médico-veterinário ou zootecnista, o recém-formado pode realizar o procedimento de solicitação de registro de forma on-line por meio da Solução Integrada de Gestão (SIG), disponível no site do Regional.

O primeiro passo é preencher cadastro digital, fornecendo as informações necessárias e enviando os documentos obrigatórios. Em seguida, será necessário gerar os boletos referentes às taxas associadas ao processo e efetuar o pagamento. Não é necessário agendar atendimento presencial.

Ao seguir este processo de inscrição on-line junto ao CRMV-SP, o graduado em Medicina Veterinária ou Zootecnia dará início à sua jornada profissional de maneira ágil e eficiente. Garanta que todos os documentos solicitados estejam corretos e completos, e siga as instruções disponíveis na SIG para evitar possíveis contratempos. Esteja ciente de que a cédula de identidade profissional é essencial para exercer a profissão legalmente.

A coordenadora de atendimento e registro do CRMV-SP, Geni Silva, ressalta a importância de seguir as instruções que estão elencadas no ambiente virtual de Pré-cadastro (ou, ainda, na Carta de Serviços ao Cidadão). “É importante, também, dar preferência para a inscrição com diploma, para que tenha todos os critérios que permitam a validação pelo Conselho. O envio correto das documentações necessárias, especialmente do diploma digital, da foto e da assinatura, evita devolutivas e atrasos na emissão da cédula física e na disponibilização da cédula digital.”

O preenchimento correto dos dados cadastrais, especialmente do e-mail, também é destacado pela chefe de atendimento do CRMV-SP, Juliana Patrícia Vasconcelos, como um dos pontos de atenção. “É por meio desses dados que o Conselho vai entrar em contato com o profissional. Então, se estiverem desatualizados ou digitados incorretamente, o CRMV-SP não consegue enviar comunicações sobre o processo, bem como sobre eventos, normativas e mudanças importantes”, afirma.

Documentação necessária

Para efetuar a primeira inscrição no CRMV-SP, é imprescindível apresentar os seguintes documentos:

1. Requerimento de inscrição: Preencha o formulário de inscrição disponível no ambiente virtual de Pré-cadastro da SIG CRMV-SP. O Requerimento de inscrição deve ser assinado (pode ser impresso e assinado à mão, e, posteriormente, digitalizado em formato pdf; ou preenchido e assinado digitalmente por meio de certificado digital ou de assinatura Gov.br;

2. Diploma ou Certificado/Declaração de Conclusão de Curso: Apresente o diploma de formação ou, na ausência deste, um certificado ou declaração de conclusão de curso. Documentos digitais devem conter código para validação de autenticidade. Já no caso de documentos físicos, além de informações para validação, será necessário apresentação de originais ou envio de cópia autenticada por correspondência;

3. Documento de identificação com fé pública: Utilize documento oficial com foto, como o RG ou o passaporte, emitidos por órgãos governamentais;

4. Comprovante de situação cadastral do CPF: Certifique-se de obter o comprovante de situação cadastral do CPF, disponível no site da Receita Federal;

5. Comprovante de quitação com o serviço militar: Caso seja do sexo masculino e tenha idade inferior a 46 anos, apresente o comprovante de quitação com o serviço militar;

6. Fotografia: Envie eletronicamente uma fotografia recente, tamanho 3×4, com fundo branco, rosto inteiro em destaque, visão frontal e olhos abertos, sem uso de acessórios, e em formato jpg;

7. Assinatura digitalizada: Providencie uma assinatura manual em tinta preta sobre folha branca, digitalizada de frente, na horizontal, centralizada e enquadrada, sem manchas ou marcas.

Ao seguir estas orientações e apresentar os documentos necessários, o processo de inscrição no CRMV-SP será realizado de forma ágil. Certifique-se de que todas as informações estejam corretas e completas para evitar reprovação do processo e novas solicitações.

Passo a passo

Após separar a documentação necessária, entre no site do CRMV-SP, vá na aba “Profissionais” e, em seguida, clique em “Pré-cadastro”. Leia atentamente as instruções e, ao final da página, clique em “Profissional”. Posteriormente selecione a profissão para a qual gostaria de solicitar o registro (médico-veterinário ou zootecnista) e siga o passo a passo para o pré-cadastro:

Passo 1 – Leia as instruções e os 07 passos da inscrição e clique em “Salvar e próximo – Inscrição e identificação”, no canto inferior direito.

Passo 2 – Preencha o tipo de inscrição desejada (Principal), o nome e sobrenome, e o número de CPF. Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Salvar e próximo – Dados Pessoais”, no canto inferior direito. Os itens obrigatórios estão marcados com asterisco e destacados em laranja.

Passo 3 – Leia o “Termo de Consentimento para Uso dos Dados Pessoais”, marque a leitura no quadrado à esquerda e clique em “Aceitar”. Preencha os dados sobre seu documento de identificação, informações pessoais, filiação, número do título de eleitor e do certificado de reservista, e origem do registro. Clique em “Salvar e próximo – Contato”, no canto inferior direito.

Passo 4 – Preencha os dados sobre informações de contato. Somente marque as opções “Endereço público”, ao lado direito das informações de correspondência residencial e comercial, caso deseje que esse dado seja público e possa estar disponível para consulta de terceiros. Após finalizar, clique em “Salvar e próximo – Formação”, no canto inferior direito.

Passo 5 – Preencha as informações acadêmicas e envie o diploma digital, clicando em “Adicionar”, ao lado direito. Em “Curso”, selecione a opção “Medicina Veterinária” ou “Zootecnia”, conforme a graduação. Após finalizar, clique em “Salvar e próximo – Documentos”, no canto inferior direito.

Passo 6 – Envie os documentos solicitados, clicando em “Adicionar”, ao lado direito de cada documento. Alguns estão com a marcação “Obrigatório” e precisam ser necessariamente enviados. Preste atenção ao formato exigido (PDF ou JPG). Após finalizar, clique em “Salvar e próximo – Resumo”, no canto inferior direito.

Passo 7 – Leia atentamente e verifique eventuais erros de preenchimento no resumo dos dados digitados e documentos incluídos. Caso haja algo a ser corrigido, volte e efetue as alterações. Após finalizar, clique em “Concluir”, no canto inferior direito.

Assista ao vídeo tutorial

Caso precise parar em qualquer das etapas, acesse a aba “Pré-cadastro” no site, e no campo “Consultar”, clique em “Profissional”. Insira CPF e Categoria (médico-veterinário ou zootecnista), marque “Não sou um robô” e acesse “Verificar andamento” para visualizar os passos já realizados. Continue o pré-cadastro clicando em “Continuar pré-cadastro”.

Investimento e registro

Após ser concluído o cadastro, é essencial gerar os boletos referentes a inscrição de Pessoa Física principal (R$ 84,50), expedição de Cédula de Identidade Profissional (R$ 84,50) e anuidade com desconto de 50% (R$ 303,25). O pré-cadastro será confirmado apenas após os pagamentos serem confirmados. Em seguida, os documentos e informações enviados serão avaliados.

Aguarde o e-mail do Conselho informando sobre a aprovação da documentação enviada e a convocação para a palestra orientativa “CRMV-SP Orienta – Minha Primeira Inscrição”, cuja participação é obrigatória para a liberação da cédula profissional física e digital. Durante o evento serão repassadas informações essenciais sobre os serviços disponíveis, as responsabilidades e desafios relacionados ao ingresso na carreira de médico-veterinário e zootecnista, e o que o Regional pode fazer pelo profissional.

Qualquer necessidade de complementação ou substituição de documentos, assim como pendências para a conclusão do registro, será tratada por meio do e-mail cadastrado. Portanto, preste atenção à grafia do endereço eletrônico para evitar problemas de comunicação. Fique atento ao recebimento de mensagem em caixa de entrada, spam ou lixo eletrônico.

Caso tenha dúvidas durante o preenchimento das informações e envio da documentação, consulte as orientações disponíveis na Carta de Serviços do CRMV-SP ou entre em contato diretamente com o atendimento ou registro de profissionais para obter assistência adicional.

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