Saiba o que fazer com seu animal de estimação durante as viagens

As férias já começaram e fica uma dúvida entre os donos de animais de estimação: o que fazer com o pet durante os dias em que a família viaja?

Em Marília, interior de São Paulo, uma das opções é deixar o animal em um hotel especializado. O local é muito procurado nesse período por pessoas que não têm como levar o animal junto nas viagens. A diária custa R$ 25, incluindo alimentação. Além disso, os animais podem se distrair com outros hóspedes.

Já nos casos em que os donos querem a companhia do animal durante as férias, existem cuidados indispensáveis e exigências que precisam ser cumpridas. É fundamental, no caso de cães e gatos de pequeno porte, colocá-los em casinhas especiais de transporte.

Para segurança do animal e do motorista, no caso de cães maiores, o ideal é acomodá-los com cintos de segurança para animais. Ele deve ser sempre carregado no banco traseiro do veículo. “O animal normalmente é um membro da família e gosta de ficar com o dono. Sem querer, ele pode pular na frente e o motorista se assustar e provocar um acidente”, diz a veterinária Rosicler da Silva.

Para viagens de ônibus, é aconselhável ainda que o pet tome um sedativo*. Já as empresas aéreas são mais rigorosas. O animal de até 5 kg pode ser transportado na companhia do dono na cabine do avião, enquanto os mais pesados devem ser transportado no compartimento de bagagens.

Em ônibus ou avião, ainda é necessário levar carteirinhas de vacinação e vermifugação, além de atestado de sanidade, que pode ser emitido por um médico veterinário.

* Nota do CRMV-SP: a sedação do animal deve ser feita somente com a orientação de um médico veterinário.

Fonte: G1 (acessado em 04/01/2012)

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter