Com um pouco de planejamento, você e seu animal de estimação poderão passar as férias juntos. Você encontra hotéis, resorts, pousadas e hotéis-fazenda que recebem animais de estimação nos maiores Estados do Brasil. Digite “hotéis que aceitam animais” em seu site de busca preferido e explore as opções.
Para viagens internacionais, cães e gatos, acompanhados ou não dos donos, com certificado de garantias sanitárias requeridas pelo Departamento de Defesa Animal (DDA), ficam dispensados da autorização prévia. Confira antes de embarcar as políticas de quarentena do país de destino. Os que têm restrições mais severas são Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
Além disso, não esqueça de levar um saquinho quando for passear com o seu cão durante as férias. Não há nada mais desagradável do que pisar em cocô de cachorro. As fezes de cachorro também representam um risco potencial para a saúde, especialmente para as crianças. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, existem leis que proíbem os donos de cães de sujarem as ruas, com multas aos infratores. Mas a falta de fiscais faz com que a lei seja desobedecida com frequência.
Para não passar vergonha e fazer bonito, ande sempre com algumas sacolas plásticas nos bolsos, ou mesmo jornais, recolhendo as fezes e descartando-as no local correto: a lata de lixo.
Fonte: Yahoo Notícias (acessado em 31/01/2012)