Saiba quais são os cuidados para usar o transporte público com o seu pet

Lei que permite animais no metrô, trens da CPTM e ônibus intermunicipais foi sancionada no estado de São Paulo
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

Agora os tutores de animais de estimação podem utilizar o transporte público do estado de São Paulo com seus pets. A autorização entrou em vigor em janeiro, com a sanção da Lei Estadual nº 16.930/19.

De acordo com a Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), além das regras estabelecidas pela nova legislação, é fundamental respeitar condutas consideradas básicas para a saúde pública.

O médico-veterinário e presidente da Comissão, Thomas Marzano, ressalta que os cães e gatos devem estar com a carteira de vacinação em dia, com as doses anuais da antirrábica e das múltiplas antivirais (que protegem contra doenças como cinomose e leptospirose nos cães, e contra doenças respiratórias graves nos gatos).

“Da mesma forma, os tutores não devem esquecer de fazer a manutenção dos produtos antiparasitários para evitar pulgas, carrapatos e vermes, seguindo as orientações do médico-veterinário”, afirma Marzano, citando ainda as coleiras repelentes para a prevenção à leishmaniose, doença que pode ser transmitida para o ser humano a partir de picada de mosquito e tem apresentado incidência em diferentes cidades do Estado.

Garantindo o bem-estar

O cuidado com a higiene da caixa transportadora, item que é exigido pela Lei Estadual para o transporte dos pets, também deve ser uma preocupação, assim como o tamanho da caixa, que precisa permitir uma acomodação confortável ao animal. Se o pet já tiver manifestado enjôos e vômito em transporte, anteriormente, é indicado que seja medicado sob orientação de um médico-veterinário.

“Para maior garantia de bem-estar do animal, é importante não fazer trajetos muito longos, evitar as viagens em horários muito quentes do dia e também nos que tenham maior aglomeração de pessoas”, afirma Marzano. A questão comportamental também merece atenção, uma vez que excesso de estresse e/ou medo pode interferir na saúde dos animais.

Legislação em vigor

A Lei Estadual, publicada no Diário Oficial, em 24 de janeiro, autoriza, mas também traz regras para o transporte de pets no transporte público. Por exemplo, o animal deve pesar no máximo 10 quilos e apenas poderá ser conduzido no transporte coletivo das 4h40 às 6h, das 10h às 16h e das 19h até a meia-noite.

Somente em caso de procedimento cirúrgico agendado é que o animal poderá ser transportado nos horários de pico, mas com apresentação de solicitação, em duas vias, assinada pelo médico-veterinário, na qual deve constar o número de registro do profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária, horário, local e justificativa da intervenção cirúrgica.

Confira as normas da Lei Estadual nº 16.930/19:

https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2019/lei-16930-24.01.2019.html

Relacionadas

Cão de rua, na cor marrom escuro com um ferimento abaixo dos olhos.
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Firefly_cachorro e gatinho com roupinhas cor de rosa 387837

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br