São Bernardo do Campo (SP) combate febre maculosa

Nos últimos dois anos, a febre maculosa, transmitida pela picada de um tipo específico de carrapato, registrou taxa de mortalidade de 100% em São Bernardo. Ao todo, quatro pessoas morreram, sendo três em 2010 e uma neste ano. A vítima mais recente é um menino de 13 anos, morador do Parque dos Químicos.

Desde 2007, 12 pessoas morreram vítimas da doença na cidade. Na região, foram pelo menos 30 mortes, sendo sete em São Caetano e 11 em Santo André. As demais cidades não responderam.

Para controlar o número de casos da febre, que ataca principalmente crianças e adolescentes, a Secretaria de Saúde de São Bernardo iniciou no Grande Alvarenga um plano de combate à doença. A transmissão concentra-se nos bairros Parque dos Químicos, Vila União, Cooperativa, Jandaia, Silvina e Pinheirinho, que receberão as ações a partir do próximo mês. São áreas rodeadas por vegetação densa, infestadas por carrapatos e com circulação de animais.

Segundo o veterinário da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses Paulo Francisco Toledo dos Santos, a região já passa por medidas de prevenção e controle há alguns anos. “Entre as novas ações, estão previstas a capacitação de profissionais de saúde, a sensibilização de líderes comunitários, mutirões nos domicílios, palestras em escolas, captura de animais e desinsetização, entre outras”, diz. Também serão distribuídos 60 mil folders e 500 cartazes, além de faixas de alerta sobre a doença.

Sintomas

O veterinário explica que os sintomas se apresentam de um a 14 dias após o contato com o carrapato vetor. “A pessoa começa a ter febre alta, forte dor de cabeça, calafrios e vermelhidão nos olhos, além de manchas vermelhas pelo corpo”, diz.

Fonte: Diário do Grande ABC (acessado em 29/04/11)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40