São Paulo recebe curso de capacitação na área de experimentação animal

Treinamento é gratuito e será realizado no Anfiteatro Memorial (Uninove), nos dias 5 e 6 de agosto. Faça já sua inscrição
Texto: CFMV / Foto: Pixabay

No primeiro final de semana de agosto, a cidade de São Paulo recebe o curso “O médico-veterinário RT e sua atuação em ciência de animais usados em pesquisa”. O treinamento é gratuito e será realizado no Anfiteatro Memorial (Uninove), nos dias 5 e 6 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo link do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A iniciativa é uma parceria do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). O evento é direcionado a médicos-veterinários que atuam como responsáveis técnicos (RTs) em biotérios.

O curso já passou por Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Até o fim de agosto, também será ministrado em Belém (PA).

A coordenadora do evento é a consultora ad hocdo Concea Ekaterina Rivera. Os palestrantes vão abordar temas como: a atuação do médico-veterinário RT, sanidade e bem-estar animal, adequação das instalações, ética na ciência, alternativas ao uso de animais na pesquisa, analgesias, anestesias, eutanásia e legislações do Concea e do CFMV.

A ideia do treinamento surgiu com o lançamento do Manual de Responsabilidade Técnica em Ciência dos Animais Usados em Pesquisa (Biotérios) do CFMV. A publicação foi feita em 2022 pelas duas instituições e tem o objetivo de esclarecer os limites de atuação do médico-veterinário na área técnica de biotérios.


Veja a programação do evento:

Relacionadas

Gato de vida livre, em uma calçada
A imagem mostra um homem segurando um tablet. Na tela do tablet, está a capa do Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP.
cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40