A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou hoje o um novo caso de raiva em morcego. Trata-se do 13º registro da doença este ano, contra oito no ano passado. O animal foi encontrado morto no dia 28 de setembro, na Estância Bela Vista, bairro irregular na zona norte da cidade.
Um bloqueio será realizado no local para vacinar cães e gatos. Se contaminados, eles podem transmitir facilmente a doença para humanos. A raiva é transmitida pela saliva do morcego. Não é necessário ser mordido para ser contaminado. Por isso, é importante não tocar o animal. Ao encontrar um morcego vivo em casa, o ideal é isolá-lo com um balde, lata ou caixa e chamar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para recolhê-lo. Se morto, o correto é colocá-lo em um saco plástico e levar para o CCZ.
Amanhã, a diretora-geral do Instituto Pasteur, de São Paulo, Neide Yumie Takaoka, participa de um simpósio em Rio Preto que discute métodos para evitar a transmissão da raiva e tratar a doença. O evento ocorre no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia e deve reunir 150 profissionais da saúde.
Fonte: Diário Web (acessado em 10/11/09)