Seminário aborda Bem-estar Único

No evento, foram lançadas a iniciativa “Abandono Zero” e a Plataforma Unificada de Resposta a Acidentes Envolvendo Animais
Texto: Comunicação do CRMV-SP
Fotos: Rodrigo Pereira

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) participou, na quarta-feira (dia 20), do seminário “Bem-estar Único”, no campus Fernando Costa da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), em Pirassununga (SP).

Segundo o vice-presidente do Conselho, Odemilson Donizete Mossero, a conscientização da sociedade sobre o tema é primordial. “É muito importante que o Bem-estar Único seja uma pauta presente na Medicina Veterinária, uma vez que o assunto tem relação direta com o trabalho técnico desempenhado pelos profissionais com as diferentes espécies”.

No evento, o médico-veterinário Adroaldo José Zanella, professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal e responsável pelo Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-Estar, da FMVZ-USP, campus Pirassununga, explanou sobre Bem-estar Único como um conceito fundamentado na relação indivisível entre o ser humano, o animal e o meio ambiente.

Legenda 2 – Odemilson Mossero, vice-presidente do CRMV-SP

Três formas de conceituar o Bem-estar Único:

1- Pesquisa: envolve o entendimento dessa continuidade entre humanos e animais na organização das respostas a situações positivas e negativas. “Demonstrei, com modelo de suínos, ovinos, caprinos, que estresse na gestação da fêmea deixa a prole mais medrosa, com problemas cognitivos. Esse guarda-chuva do Bem-estar Único mostra que o modelo animal serve para o entendimento dos humanos”, afirma Zanella.

2- Critérios éticos: “a ideia é de que o Bem-estar Animal é um bem comum”, diz Zanella, destacando que o fato de não haver a possibilidade de segregar o produto dos animais que sofreram situações que estão em desacordo com seus valores éticos e morais causam sofrimento ao ser humano. “É uma questão de empatia.”

3- Pilares do Bem-estar Único: remetem à preocupação em relação à biodiversidade tanto da fauna quanto da flora e com os processos de produção de alimentos, de origem animal e vegetal. Sendo que os médicos-veterinários tem posição de liderança diante de temas urgentes como o uso exagerado dos antimicrobianos, que podem criar situação catastrófica para a humanidade.

Abandono Zero

Parceria da USP com a Prefeitura de Pirassununga, a iniciativa “Abandono Zero” visa a redução do abandono de animais domésticos. “Declaramos Pirassununga como o marco-zero da iniciativa, abrindo espaço em toda a rede pública de ensino para questões de guarda responsável e estratégias para dar mais visibilidade aos animais que estão no abrigo municipal”, afirma Zanella.

Na segunda fase do projeto, foram mapeados todos os cães e gatos do abrigo municipal. “Criamos uma página no Instagram – @abrigodepira – para que esses animais fossem assumidos pela população e agora estão visíveis para o mundo inteiro. E estamos também trabalhando uma situação no próprio campus, onde há animais abandonados”, afirma Zanella.

PURAA

Já a Plataforma Unificada de Resposta a Acidentes Envolvendo Animais (PURAA) é uma parceria da USP com a Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Grupo Arteris.

Dentro do Bem-estar Único, a PURAA tem como objetivo a segurança viária, reduzindo os efeitos em humanos, o sofrimento animal e danos ambientais causados por esses acidentes. O trabalho inclui a criação de protocolos para identificar, de forma inteligente, quando os animais atravessam a pista, fiscalização de carga viva e resposta a atropelamentos de animais silvestres e domésticos.

Relacionadas

Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
Um cachorro com cara triste, deitado no chão com uma corrente grossa no pescoço.
Imagem ilustrativa de um cachorro sendo tatuado.
Um biotério, com prateleiras e ao lado imagem de ratos de laboratório.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br