Senado aprova projeto que agiliza comércio de químicos

Os produtos de uso veterinário importados podem deixar de ser integralmente elaborados no Brasil. A medida, prevista no projeto de lei (PL) 130/2010, que altera o artigo 4º do decreto-lei 467/1969, foi aprovada ontem (3) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado e segue direto para avaliação do plenário da Câmara Federal. Além dessa alteração, o prazo do licenciamento para comercialização no Brasil, que era de três anos, deve passar para dez.

Segundo o diretor técnico do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, José Severo, até agora, os itens importados precisavam ser rotulados no Brasil e vinham sob custódia do laboratório de origem. “O processo era limitado. Cada vez que se importava um produto era preciso pagar royalties para usá-lo.” Severo avalia que a alteração deve tornar mais rápido o processo, já que será necessária somente a licença. Conforme o senador César Borges, autor da proposta, muitas vezes não há demanda e mercado suficientes para se fabricar o químico internamente, o que encarece o composto. Ele explicou que o projeto vem de um período em que o governo tinha como meta a substituição das importações, com o objetivo de garantir reserva de mercado.

Fonte: Agronotícias (acessado em 04/08/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br