Sistemas integrados visam sustentabilidade e preservação do meio ambiente e da fauna

Por um lado, as universidades precisam aplicar disciplinas que preparem os profissionais para esse novo campo, por outro, os produtores devem estar abertos ao uso desses métodos
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

Já não é novidade a urgência em frear o desmatamento das florestas brasileiras e impedir o desequilíbrio que ameaça diferentes formas de vida e ecossistemas. O grande dilema que atravessa décadas são as ações possíveis para soluções nesse sentido. No setor produtivo, os sistemas que integram lavoura, pecuária e floresta em uma mesma área têm se mostrado uma alternativa positiva.

Dados recentes contextualizam melhor a gravidade da situação. De acordo com publicação na revista Science Advances, em fevereiro deste ano, o desmatamento na Amazônia já atinge 20%, o que significa que a floresta está prestes a atingir o limite irreversível de perda de sua vegetação.

Três meses depois, relatório apresentado por oito organizações ambientalistas, entre as quais estão a WWF-Brasil e o Greenpeace, informa que a taxa média de desmatamento da floresta foi 38% maior nos últimos anos do que a observada em 2012 e, ainda, que 65% do total desmatado foram utilizados para pastagem de baixa eficiência.

Segundo o relatório, do que foi cortado na Amazônia, entre 2007 e 2016, o acréscimo ao PIB nacional foi de apenas 0,013%. “É uma grande falácia dizer que só desmatando conseguiremos alimentar a população”, afirma Frederico Machado, especialista em Políticas Públicas do Programa de Agricultura e Alimentos da WWF-Brasil.

É possível recuperar áreas desmatadas para atividades integradas de lavoura e pecuária

(Frederico Machado)

É plantando que se colhe

Prova disso são os resultados obtidos em uma área de 25 hectares, degradada e de baixa produtividade, alcançados a partir de um projeto aplicado com a chamada Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com coordenação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Dracena, em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) de Andradina.

A zootecnista Cristiana Andrighetto, que ministra a disciplina Sistemas Integrados e acompanha todas fases do projeto, conta que a experiência começou, em 2012, com o plantio de soja, cuja colheita foi comercializada, e de milho, que foi destinado à alimentação do gado da propriedade. Junto à plantação de milho foi feita a de capim-marandu, que prepara a área para receber pasto destinado ao gado Nelore após a colheita.

Atividades florestais

Paralelamente às ações correspondentes à lavoura e à pecuária, houve também o plantio de eucalipto, integrando assim as atividades florestais. Esta parte do processo de ILPF leva mais tempo para que a madeira esteja preparada para corte e, então, seja vendida para empresas de celulose.

Enquanto a fase da comercialização não chega, essa vegetação proporciona mais bem-estar e conforto térmico ao gado, que manifesta esse benefício em seu comportamento.

Redução de custo

“São diversos os benefícios que constatamos no sistema, a começar pela redução do custo de recuperação da área degradada, uma vez que a venda da colheita e a incorporação na alimentação do gado cobre boa parte dos investimentos em mão-de-obra e adubos”, afirma a zootecnista.

Cristiana frisa ainda a qualidade que o pasto ganha com a integração com a lavoura, devido ao aumento da matéria orgânica e da porosidade do solo, o que resulta na ciclagem de nutrientes até camadas mais profundas da área, além de controlar a incidência de erosões. E do ponto de vista econômico, é destaque a diversificação da fonte de renda que os produtores passam a ter.

Relacionadas

Onça pintada anda em cima de um galho em uma árvore.
POST_LANÇAMENTO_FOLDER_MATÉRIA
Na foto aparecem sentados ao entorno de uma mesa oval cinza, os representantes do CRMV-SP, a coordenadora de fauna silvestre e o subsecretário. Estão todos conversando e o subsecretário está na cabeceira da mesa.
Palestras_18_11_MATÉRIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40