Suínos transmitem hepatite E

Suínos desempenham papel fundamental no processo de exposição de pessoas ao vírus da hepatite E (HEV), demonstrou um cientista holandês.

Martijn Bouwknegt, que receberá a categoria de PhD após sua pesquisa, realizou testes no Centro de Controle de Doenças Infecciosas na Holada (CIB, sigla em inglês), que é parte do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM, sigla em ingês).

Bouwknegt demonstrou que o vírus HEV se reproduz facilmente em suínos. Uma vez que um animal foi infectado, outros se contaminarão em seguida. O vírus replica e é parcialmente eliminado através de fezes e urina. O material genético do vírus foi avaliado e vários órgãos e tecidos musculares dos suínos. Na maioria dos casos, os animais não apresentam qualquer sinal clínico da doença.

Duas vias de exposição do vírus HEV de suínos para humanos foi pesquisado: o consumo de fígado e o contato direto com os animais. A pesquisa mostrou que 6,5% das amostras de fígados coletadas em supermercados continham resíduos do HEV.

A pesquisa com anticorpos de veterinários e pessoas que trabalham diretamente com suínos foi o maior percentual de pessoas infectadas (11%). Infecções entre eterinários que trabalham com suínos com menos frequência foi de 6% e, com a população em geral, 2%.

Propagação do Vírus – Ainda não está claro como é a forma de propagação do vírus entre os suínos na Holanda. A grande variação genética do HEV nas granjas suinícolas pode apontar duas direções: ou o vpirus permanece entre os animais por muito tempo ou há mais de uma fonte externa. Desde o contato com animais selvagens com o vírus até a contaminação por outros suínos.

Bouwknegt disse que é de extrema importância evitar que o vírus da hepatite E entre na criação, pois o vírus replica facilmente. Medidas de higiene e vacinação são ferramentas essenciais.

Medidas de higiene e vacinação seriam potenciais ferramentas.

O que exatamante pode transmitir HEV para os suínos, assim como para os veados e javalis (que também são facilmente contaminados) e o grau de doença nos humanos ainda precisa ser pesquisado. Na maioria dos casos, a infecção não se manifesta.

Em uma base anual, cerca de dez pacientes apresentam infecção por hepatite E na Holanda.

Fonte: Suinocultura Industrial (acessado em 17/11/09)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40