Terapia genética fortalece músculos em macacos

Um tratamento de terapia genética que detém o colapso dos músculos mostrou ser seguro em macacos e pode ser usado para aumentar a massa muscular também, informam pesquisadores nesta quarta-feira, 11.

A abordagem está sendo desenvolvida na esperança de tratar a fraqueza muscular causada pela esclerose múltipla, distrofia muscular e doenças neurodegenerativas, mas o progresso nos estudos tem sido lentos por conta de preocupações com segurança.

Janaiah Kota, do Centro de Terapia Genética do Nationwide Children’s Hospital de Columbus, Ohio, e colegas usaram um vírus modificado para carregar um gene para o interior dos músculos das pernas de macacos saudáveis.

O gene faz com que as células produzam folistatina humana, que interfere com outra substância, a miostatina. Miostatina desmancha o músculo e portanto, em teoria, o acréscimo de folistatina deveria encorajar o crescimento muscular.

A nova terapia penetrou em segurança nos músculos dos macacos e, em três meses, os músculos do animais haviam crescido, informam os cientistas na revista especializada Science Translational Medicine.

Os efeitos duraram pelo menos 15 meses, informam os autores do trabalho. Nenhum outro órgão parece ter sido afetado.

“Nossos resultados, juntamente com descobertas feitas em camundongos, sugerem que a terapia com AAV1-FS344 pode melhorar a massa e o funcionamento muscular em pacientes com certos distúrbios musculares degenerativos”, escreveram.

Mas eles destacam que os animais são apenas modelos experimentais.

“A despeito dos efeitos benéficos da terapia genética de folistatina em macacos, esses animais não tinham doença degenerativa muscular, e portanto nossas descobertas podem não se traduzir com sucesso para tratamentos clinicamente eficientes para tais doenças”, escrevem.

Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 12/11/09)

Relacionadas

Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.
matéria-site

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40