Estudos internacionais mostram que as principais justificativas para o abandono dos felinos são problemas na interação com outros pets, agressão contra pessoas e comportamento destrutivo. Mas o grande campeão é o xixi em lugar errado. O assunto é tão importante que virou tese de doutorado da médica veterinária e especialista em comportamento animal Daniela Ramos.
“Essa é a queixa comportamental mais comum entre os proprietários de gatos, que infelizmente chega a ser inaceitável para muitas famílias. Em um levantamento feito em um abrigo dos EUA, 43% dos mais de mil proprietários que haviam entregado seus gatos, apontaram problemas de eliminação como uma das razões para o abandono.”, aponta a especialista.
Realmente não é nada agradável abrir a porta de casa e encontrar tudo sujo, mas a situação não justifica o abandono. Antes de encarar o gato como vilão, anormal ou mal-educado, tenha em mente que o animal pode estar sofrendo de estresse ou até mesmo de um problema urinário.
Um bichano que sente dor durante a micção, pode passar a evitar os locais onde sentiu o desconforto, como a caixa sanitária. Já a marcação do território com fezes ou urina é uma maneira dos gatos estressados se sentirem mais confiantes num ambiente perturbador (mudança de casa ou conflito com outro gato).
É importante procurar um médico veterinário, e, caso seja necessário, ele indicará um especialista em comportamento animal. O profissional avaliará o bichano como um todo, o temperamento, relacionamento familiar e o ambiente onde vive. Em muitos casos, o uso de medicamentos e feromônios sintéticos são aliados importantes.
Fonte: Arca Brasil (acessado em 18/02/10)