O diretor do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (Senacsa), Miguel Barboza, afirmou na quinta-feira, dia 12, que a vacinação contra aftosa no Paraguai será realizada de 1º de fevereiro até 2 de março e deve alcançar 11 milhões de animais.
“Receberão suas doses todos os bois, vacas e ovelhas. A diferença em relação aos anos anteriores é que desta vez o Estado assumirá o comando da imunização em todo o país”, afirmou Barboza.
O Senacsa também informou que, entre os dias 15 e 21 de janeiro, receberá uma missão de cooperação técnica do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) e do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa). O objetivo da missão, segundo o Senacsa, é cooperar e verificar os procedimentos operacionais paraguaios aplicados no foco de aftosa detectado na fazenda Nazareth, no Departamento de San Pedro, no início do mês, além de realizar uma investigação epidemiológica prospectiva e retrospectiva do país. A visita está dentro das ações do Programa de Ação Mercosul Livre de Febre Aftosa (Pama).
Fonte: BeefPoint (acessado em 16/01/2012)