Verminose no gado é sinal de prejuízo ao pecuarista

Na época da seca, entre os meses de maio a setembro, as pastagens ficam com menor valor nutritivo, o que faz os parasitas, que vivem no ambiente, instalarem-se no corpo dos animais em busca de alimentos. Além de causar lesões no trato gastrointestinal que prejudicam a absorção de alimentos, os parasitas se aproveitam dos nutrientes ingeridos pelos animais e até mesmo do sangue deles.

Segundo estudos da Embrapa, a verminose pode causar prejuízos que se traduzem na perda de 20 a 30% da produção de leite e carne. O animal doente também emagrece, torna-se abatido, pode ter diarréias e, em casos de bezerros, que são mais sensíveis, pode inclusive morrer.

De acordo com o médico veterinário e gerente de mercado de bovinos da Ourofino Agronegócio, Maurício Morais, para preservar a saúde animal e combater a verminose, a solução são as boas práticas de manejo associadas ao tratamento com vermífugos.

“O produtor deve promover um controle estratégico no rebanho, como o manejo adequado, e ser criterioso no número de animais nas pastagens. Também é preciso atentar para a dosagem recomendada de vermífugo, a tecnologia empregada no processo de fabricação do medicamento, às necessidades que ele atende e o controle de qualidade”, explica Morais.

De acordo com o veterinário, alguns sintomas da verminose são visíveis e podem ser identificados facilmente, como pelos secos e eriçados, emagrecimento progressivo, desenvolvimento retardado, anemia, desidratação, fezes escuras e às vezes com sangue.
Na prevenção e combate à verminose, o produtor pode optar entre um vermífugo ou um endectocida. A atuação desse último é mais abrangente, pois combate vermes, controla carrapatos e previne bicheiras. Para a escolha do medicamento mais adequado a orientação de um médico veterinário é imprescindível.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ourofino Negócios

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40