XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária discute a avaliação e a gestão dos cursos no país

O Brasil é o país com o maior número médicos veterinários no mundo. Hoje, mais de 105 mil e duzentos profissionais estão em atuação nas diferentes áreas da Medicina Veterinária. A cada ano, o mercado do trabalho recebe cinco mil novos profissionais e o número de Instituições de Ensino que oferecem a graduação não para de crescer. De acordo com o Ministério da Educação, existem mais de 230 cursos de Medicina Veterinária reconhecidos.

Diante de números tão expressivos, surge um questionamento: como garantir a qualidade da formação dos futuros profissionais que vão atender a sociedade brasileira nas inúmeras áreas em que o médico veterinário está inserido?

Essa é uma preocupação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e que será discutida entre os dias 16 e 18 de novembro durante o XII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária. O tema principal do evento deste ano é “A avaliação e a gestão na educação brasileira”. Ele foi escolhido após a percepção de que a avaliação ainda não faz parte da rotina de todas as Instituições de Ensino. Além disso, há dificuldade por parte dos gestores em relação ao uso dos resultados das avaliações para melhorar a gestão das IEs.

Participam do Seminário representantes do Ministério da Educação, médicos veterinários, coordenadores de curso, professores e estudantes. O Seminário tem como objetivo alinhar as informações e trocas de experiências entre os coordenadores de cursos e representantes de Instituições de ensino (IEs), por meio de debates sobre a avaliação dos cursos, avaliação dos docentes e a acreditação dos cursos de Medicina Veterinária no Brasil.

O presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, Antonio Felipe Wouk, acredita que é fundamental que projetos e processos sejam avaliados continuamente para correção dos percursos e verificação de sua qualidade. “Avaliar o capital humano envolvido no curso, gestores, docentes e estudantes é imprescindível, assim como a instituição e a infraestrutura disponível”, diz.

Wouk também pensa que é preciso partir da reflexão para ação, tanto da avaliação, quanto da acreditação. “Se de fato almejamos caminhar em direção de uma crescente qualidade do ensino médico veterinário no país e na América latina, temos de partir para ações bem coordenadas de avaliação de cursos de Medicina Veterinária”, finaliza Wouk.

Medicina Veterinária no Brasil

Atualmente existem 142.907 médicos veterinários registrados no Conselho Federal de Medicina Veterinária. Desse total, 105.234 estão em atuação. O maior número de profissionais está na região Sudeste (48,26%) e Sul (22,59%). O trabalho dos Médicos Veterinários vai além das clínicas e consultórios veterinários destinados aos animais de companhia.

O médico veterinário é fundamental para a garantia da saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente – conhecida como Saúde Única. Eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal consumidos pela população, tem papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes, peritos, na pesquisa, produção de medicamentos, entre outras áreas.

Conheça todas as áreas de atuação do médico veterinário no site do CFMV: http://portal.cfmv.gov.br/portal/pagina/index/id/67/secao/5

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40