Identificação dos animais atendidos pelos mutirões é fundamental

Orçamento das campanhas deve prever os custos com os registros seja com placa numerada, microchipagem ou tatuagem
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Acervo CRMV-SP

Quando mutirões de castração são promovidos, é frequente que o registro dos animais submetidos à cirurgia se limite ao prontuário do atendimento médico-veterinário realizado na ação. Porém, resoluções e legislações preveem que cães e gatos sejam identificados.

De acordo com a médica-veterinária Anne Pierre Helzel, assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), a observação consta nos textos da Resolução CRMV-SP nº 2.579/16, da Lei Estadual nº 12.916/08 e do Decreto Estadual nº 63.504/18.

“Portanto, o orçamento do mutirão de castração deve prever os custos da identificação do animal, seja com placa numerada, microchipagem ou tatuagem”, diz Anne, lembrando que a documentação do histórico dos cães e gatos, quanto à castração, as vacinas e suas condições gerais de saúde, também é necessária, conforme prevê a Resolução do CRMV-SP.

O Conselho ressalta que a identificação promove o consenso de responsabilidade dos tutores com seus animais e é uma medida de segurança para casos de fuga ou desaparecimento do cão ou gato, aumentando a chance de sua localização.

Relacionadas

Gato de vida livre, em uma calçada
Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40