No dia 17 de outubro, o Grupo Técnico Interprofissional (GTI) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do qual o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) faz parte, promoverá o 7º Simpósio de Saúde e Bem-Estar para Profissionais da Saúde. O evento, on-line e gratuito, reunirá representantes dos diversos conselhos profissionais da área da saúde com o objetivo de fortalecer o diálogo, a integração e o olhar conjunto sobre os desafios contemporâneos do cuidado humano, animal e ambiental.
O GTI é composto pelos conselhos regionais de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Química. A atuação integrada desse grupo favorece a troca interdisciplinar de experiências e a construção de estratégias colaborativas que impactam diretamente a qualidade de vida dos profissionais e da população.
O Simpósio terá como tema esse ano “Interprofissionalidade na Promoção da Saúde Ambiental” e pretende envolver estudantes e profissionais das áreas da saúde para ampliar a compreensão sobre o papel coletivo na promoção de um futuro mais sustentável. “Cada conselho traz uma visão singular sobre o cuidado e a promoção da saúde. Quando colocamos essas perspectivas em diálogo, conseguimos enxergar os desafios e encontrar soluções de forma mais ampla e integrada”, destaca a médica-veterinária Mariana Moraes Dionysio de Souza, integrante da Coordenadoria Técnica Médica-Veterinária (CTMV) do CRMV-SP.
Ao reunir diferentes saberes e experiências, o evento reafirma o compromisso dos conselhos e do CRMV-SP com uma prática profissional mais integrada, ética e consciente, em que o cuidado com o outro também inclui o cuidado com o planeta.
Para a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, iniciativas como essa “reforçam o papel do Conselho como agente de articulação entre as profissões da saúde e de promoção de valores que unem ciência, ética e responsabilidade socioambiental, cuidando também do bem-estar dos profissionais.”
Uma Só Saúde
No 7º Simpósio de Saúde e Bem-Estar para Profissionais da Saúde, as discussões terão como foco a relação entre saúde, meio ambiente e bem-estar dos profissionais, um tema cada vez mais urgente diante das mudanças climáticas e de seus impactos sobre a saúde coletiva.
“Hoje, mais do que nunca, percebemos os efeitos da degradação ambiental na saúde humana e animal. O simpósio amplia essa conscientização e reforça a visão de ‘Uma Só Saúde’ (One Health)”, afirma Mariana.
O conceito de “Uma Só Saúde” reconhece que a saúde humana, animal e ambiental são interdependentes, e que o trabalho conjunto entre diferentes áreas é essencial para enfrentar crises sanitárias, ambientais e sociais.
“O médico-veterinário tem papel estratégico nesse contexto, pois atua justamente na interface entre as três dimensões — humana, animal e ambiental — contribuindo para o controle de zoonoses, a segurança alimentar e a prevenção de doenças emergentes”, complementa a integrante da CTMV/CRMV-SP.