1º Simpósio Brasil – Alemanha de Bem-estar Animal tem foco em animais de produção

No evento aconteceu o lançamento de livro que reúne artigos de diversos profissionais, entre eles, a presidente da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-SP
Texto: Comunicação do CRMV-SP
Fotos: AHK São Paulo/Carlo Ferreri

A capital paulista sediou o 1º Simpósio Brasil – Alemanha de Bem-estar Animal, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, no dia 24/09. Com foco em discussões voltadas aos animais de produção, o evento foi acompanhado por profissionais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Na ocasião, foi lançado o livro “O bem-estar animal no Brasil e na Alemanha – Responsabilidade e Sensibilidade”, que reúne 40 produções de diversos profissionais em 300 páginas, com prefácio das ministras da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina C. da Costa Dias; e da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner.

Um dos artigos do volume é de autoria da presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho, Profa. Dra. Cristiane Schilbach Pizzutto. Ela estava presente ao evento, ao lado das médicas-veterinárias Claudia Sophia Leschonski, que integra as comissões técnica de Bem-estar Animal e de Equideocultura do Regional; e Rebecca Politti, assessora especial do CRMV-SP.

A programação do Simpósio contou com temáticas abordando legislação, ética, economia e mídia partindo do prisma do bem-estar animal, passando pelo segmento de produção e, também, pincelando questões envolvendo os pets.

Debates

A palestra de abertura, “Aspectos Científicos e Ensino”, abordou das realidades de métodos de apanha do frango de corte às questões socioeconômicas de diferentes países, com um debate sobre os desafios do setor produtivo em relação ao bem-estar animal e os problemas enfrentados para alimentar populações de nações subdesenvolvidas.

Segundo o Prof. Dr. Jörg Hartung, que representou a Universidade de Hannover (Alemanha) e é um dos editores do livro, a necessidade de solucionar um problema não exclui a resolução do outro. “Acredito que haja recursos tecnológicos e profissionais capacitados para a evolução nos dois aspectos e que, investindo no bem-estar animal, podemos aumentar a segurança alimentar em países pobres”, comentou.

O Prof. Dr. Mateus Paranhos da Costa, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (FCAV-Unesp), campus Jaboticabal, e também um dos colaboradores da publicação, ressaltou a necessidade de iniciativas sociais, que ultrapassem o aspecto financeiro. “Temos uma preocupação real, não só uma discussão criada.”

Contribuição

Na opinião da presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, o evento e o livro foram uma forma “brilhante” que a Câmara encontrou para mostrar a diferentes setores da sociedade a evolução das boas práticas de bem-estar e o quão difícil é aplicá-las, especialmente no âmbito do setor produtivo. “Excelentes nomes foram reunidos nessa obra. São profissionais engajados que sinalizam que é possível ter animais de produção agregando bem-estar e qualidade no produto final”, comentou Cristiane.

Para Claudia Leschonski, o livro chama atenção pela abrangência de diferentes espécies sob a ótica de dois países distintos. “Além disso, a publicação é muito interessante, pois traz uma radiografia real da situação no Brasil e na Alemanha, mostrando desafios e conquistas. Trata-se de uma avaliação honesta dos profissionais envolvidos”, afirmou.

Esse debate contribui para desmistificar uma crença de que o bem-estar é esquecido quando se trata de animais de produção

(Cristiane Schilbach Pizzutto)

Relacionadas

Matéria
Pessoas sentadas na recepção de uma clínica veterinária. A sala tem paredes brancas e piso de madeira bege, nba frente da imagem 2 cães adultos sentados no chão.
Dois leões deitados em um recinto de zoológico
Cão de rua, na cor marrom escuro com um ferimento abaixo dos olhos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br