Com participação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) na comissão organizadora, o workshop “Vigilância das Síndromes Neurológicas” traz, de 14 a 18/09, palestras com renomados profissionais das áreas de Vigilância em Saúde e reafirma quão fundamental é o médico-veterinário para a saúde pública.
O evento é fruto da parceria das oito instituições que integram a Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo e conta com membros de comissões do Conselho entre os palestrantes. O secretário-geral do CRMV-SP, méd.-vet. Sílvio Arruda Vasconcellos, representa a autarquia no Comitê Estadual de Vigilância e Controle da Raiva e auxiliou na formatação da programação.
Ao comentar a importância do workshop, Vasconcellos argumenta que, embora estejamos no enfrentamento à Covid-19, as atenções também precisam estar voltadas para outras doenças que atingem humanos e animais de forma comprometedora. “É preciso diálogo sobre os cuidados com zoonoses importantes, como é o caso da raiva, e este evento tem esse foco.”
Segundo o secretário-geral, não pode haver comprometimento das ações de prevenção e rápida detecção de casos dessas outras enfermidades por conta da pandemia de Covid-19, sob pena de ameaças à saúde pública.
É preciso melhorar o entendimento de vigilância e formas de notificação
Integrante da Comissão Técnica de Políticas Públicas do CRMV-SP, a méd.-vet. Valéria Gentil de Tommaso, que atua no Instituto Pasteur e também participa da organização do evento, diz que uma das principais preocupações é atualizar a visão dos profissionais quando ao diagnóstico diferencial, uma vez que são variadas as manifestações de sintomas.
“Serão abordadas síndromes neurológicas sob diferentes aspectos, incluindo o contexto de animais silvestres atropelados, com possíveis sintomas nervosos”, afirma Valéria, que ainda comenta que haverá esclarecimentos sobre a forma de notificação aos órgãos oficiais, o que ainda gera muitas dúvidas nos profissionais.
Grandes responsabilidades demandam aprimoramento
Presidente do CRMV-SP, méd.-vet. Mário Eduardo Pulga comenta que grandes esforços devem ser feitos para mobilizar os médicos-veterinários a participar da vigilância epidemiológica, notificando adequadamente os quadros suspeitos.
“Um evento como este busca conscientizar sobre a necessidade de aprimoramento profissional”, destaca Pulga. Para o presidente, o contexto de crise sanitária atual, com graves desdobramentos socioeconômicos, evidenciou a responsabilidade da classe para com a saúde pública.
Saiba quais as instituições que compõem a Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo:
– Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa);
– Instituto Pasteur;
– Instituto Biológico;
– Secretaria Municipal de Abastecimento;
– Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento;
– Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);
– Universidade Metropolitana de Santos (Unimes);
– Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Botucatu.
Você poderá assistir a todas as palestras acessando os links:
14/09 – https://www.youtube.com/watch?v=5ZCJOHEThrI
15/09 – https://www.youtube.com/watch?v=ZQYNg-yYiHg
16/09 – https://www.youtube.com/watch?v=WcqdJCcy-AY