É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa a morte da médica-veterinária Giselda Matos Xavier, que lutava contra um câncer, na noite de ontem (12/09). Enfrentando a doença há mais de um ano, estava internada há uma semana e não resistiu ao quadro.
Giselda Matos Xavier nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e tinha 48 anos, e há 10 deles atuava como fiscal médica-veterinária do CRMV-SP na região de Botucatu. Fez estágio em Microbiologia na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foi, ainda, docente da Universidade Iguaçu e coordenadora do Ensino de Ciências Naturais do município de Rio das Ostras (RJ).
Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), era mestre e doutora em Ciência Animal, e desenvolvia pesquisas na área de Microbiologia, iniciando-se em Microbiologia de Alimentos e estendendo-se à Microbiologia Parasitária.
Em nome da Medicina Veterinária Paulista e de toda a equipe do CRMV-SP, manifestamos as mais sinceras condolências, além de gratidão pelas contribuições de Giselda à profissão e a fiscalização do Regional.