Com a situação provocada pela disseminação do novo coronavírus, também se espalha um grande número de informações, sendo que muitas são fake news. É o caso da afirmação que circula por meio de vídeos e posts nas redes sociais, de que as vacinas para cães ou para bovinos protegem animais e humanos contra a doença Covid-19. Trata-se de uma inverdade, que coloca em risco a saúde da população e depõe contra a classe veterinária.
Algumas informações úteis
- Os coronavírus pertencem a Família Coronaviridae que compreende três gêneros distintos, Alphacoronavirus, Betacoronavirus e Gamacoronavirus. Diferentes coronavírus desta família infectam um grande número de espécies de animais domésticos. Humanos, cães, gatos, bovinos, equinos, suínos, ratos, camundongos, aves e peixes podem ser infectados, cada qual pelo coronavírus adaptado a espécie. O coronavírus canino (CCoV) e o Coronavírus felino (FCoV) são agentes causadores de diarreia e, no caso do FCoV, eventualmente pode causar a peritonite infecciosa felina. O coronavírus bovino (BCoV)pode causar diarreia em bezerros. Já o SARS-CoV e o MERS-CoV são vírus respiratórios humanos, classificados entre os Betacoronavirus, se originaram de morcegos e infectam apenas pessoas. O atual coronavírus causador da doença respiratória em humanos, Covid-19, apresenta comportamento semelhante aos dois anteriores, porém sua origem ainda está em estudo.
- Não existem evidências de que Covid-19 infectem os cães, gatos, bovinos ou qualquer outro mamífero doméstico. Não há nenhuma informação comprovada de que animais domésticos possam se constituir em fonte de infecção de Covid-19 aos humanos. Entretanto, os cães e gatos devem receber os mesmos tratamentos dispensados aos seres humanos que convivem em ambientes onde existe um paciente infectado. Outros membros da família devem cuidar do animal, e este deve ser mantido afastado da pessoa infectada, a semelhança dos demais familiares.
- As vacinas para a proteção de cães ou dos bezerros bovinos são comercializadas buscando a proteção desses animais contra a infecção relacionada às espécies e NÃO são licenciadas para uso humano e para proteção contra infecções respiratórias.
- NÃO HÁ nenhuma evidência de que as vacinas de cães ou de bovinos disponíveis comercialmente forneçam PROTEÇÃO CRUZADA contra a infecção por SARS- COV ou Covid-19, uma vez que os vírus entéricos e respiratórios são variantes distintas do coronavírus, sem nenhuma relação antigênica entre eles.
Fonte:
https://wsava.org/news/committees/covid-19-and-pets-what-you-and-your-clients-need-to-know /