Tuberculose em animais: IB aumenta produção de imunobiológicos

Único produtor da dose no País, Instituto distribuirá composto para todos Brasil
Texto: Portal do Governo do Estado de São Paulo (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

Após a liberação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), serão produzidas 292.350 doses de imunobiológicos, utilizadas no diagnóstico de tuberculose em animais. A quantidade será concedida pelo Instituto Biológico (IB), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, único órgão produtor no País.

As doses poderão ser adquiridas por pecuaristas de todo o Brasil e serão fundamentais para os testes de reconhecimento da doença em animais, indispensáveis na compra, venda, trânsito e exportação de bovinos e aves.

“A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium bovis e carreta prejuízos anuais estimados em US$ 3 bilhões em todo o mundo. O IB desempenha um papel estratégico para o comércio internacional de proteína animal do País”, afirma Ricardo Spacagna Jordão, médico-veterinário do Instituto.

  Capacidade de produção

Atualmente, a unidade produz entre 2,5 a 3,5 milhões de imunobiológicos. Mas o intuito é aumentar em até trinta vezes a produção dessas doses. “Fomos contemplados com um recurso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com esse dinheiro será comprado um biorreator, capaz de produzir 300 litros dos antígenos. Hoje, produzimos 10 litros por vez”, ressalta Jordão.

A previsão é de que ele comece a funcionar a partir do início do ano que vem. O equipamento utilizará materiais descartáveis a fim de reduzir riscos de contaminação dos antígenos. Além disso, o veterinário explica que será utilizada uma tecnologia que aumenta a velocidade de produção dos compostos.

Papel estratégico

O Laboratório de Produção de Imunobiológicos do IB possui licença de funcionamento expedida pelo Mapa e é certificado pela norma ISO 9001, que garante a qualidade dos produtos produzidos pelo Instituto. O IB comercializa os kits com imunobiológicos para 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

“O Instituto Biológico tem papel estratégico no estado de São Paulo e segue trabalhando para garantir a sanidade animal e vegetal dos produtos agropecuários paulistas, uma ação fundamental para a comercialização. O aumento na capacidade de produção é uma diretriz do governador Márcio França”, afirma Francisco Jardim, secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento.

Relacionadas

Os membros da Diretoria do CRMV-SP também posaram com os premiados de 2024. Da esq. para dir.: a secretária-geral Ana Helena Pagotto Stuginski; Cintia Righetti Marcondes; a vice-presidente do Conselho, Carolina Saraiva Filippos de Toledo; Ricardo Moreira Calil; André Grespan; Adolorata Aparecida Bianco Carvalho; Celso da Costa Carrer; e o tesoureiro do Regional, Rodrigo Soares Mainardi.
Mulher em pé de braços cruzados usando uniforme azul, sorri para foto.
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40