A Agropecuária é também feminina

Setor marcado predominantemente pelos homens tem mulheres em postos de comando
Texto: Comunicação Mapa (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Freepik

Nos últimos 40 anos, quando a produção agrícola brasileira registrou avanços que levaram o País a passar de grande importador de alimentos a um dos maiores exportadores mundiais, a mulher brasileira, no mesmo período, avançou no mercado de trabalho e passou a se destacar em um universo marcadamente masculino, o da Agropecuária.

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável pelas políticas do setor, um dos exemplos da força feminina é Tania Lyra, doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que por duas vezes foi secretária de Produção e de Defesa Agropecuária do Mapa.

Cargos que a levaram a representar o País nas organizações Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Comércio (OMC). Curiosamente, a médica-veterinária que tanto se destacou profissionalmente, não pensava em ingressar na carreira. Pretendia cursar engenharia.

Já casada, aos 19, se encantou a profissão do marido, o médico-veterinário Décio Lyra. Na época em que terminava o mestrado surgiu no País um surto da Peste Suína Africana, que paralisou as exportações brasileiras. Sua tese tratava justamente sobre a doença.

Reconhecimento

Com conhecimentos atualizados sobre o assunto, Tania, coordenou o então criado Programa Nacional de Combate à Peste Suína, em 1981. E a adoção de mudanças na estratégia de planificação em saúde animal fez com que a doença fosse erradicada e o País reconhecido livre da peste.

No Ministério, Tania ingressou aos 27 anos, com o desafio de ser gestora pública em uma atividade crucial para a economia. Os obstáculos não foram poucos. Ela lembra que “ao adotar determinadas posturas, que, se partissem de um homem, seriam consideradas firmes e pertinentes, por vezes, eram consideradas prepotentes e vaidosas”.

Em função de seu trabalho pela erradicação da febre aftosa no Brasil, é uma das convidadas para a reunião da OIE, em maio próximo, em Paris, quando o Brasil deverá ser reconhecido livre da doença com vacinação.

Pelo mundo

A preocupação com a competitividade no mercado internacional foi determinante para o Mapa criar, em 2008, a função de adido agrícola, para facilitação no encaminhamento das demandas referentes aos temas agrícolas, que entre outras missões, inclui a de facilitar a maior inserção do Agronegócio brasileiro no exterior.

Nessa função, em mercados de interesse brasileiro, se destacaram adidas como Andréa Bertolini, em Pequim, de 2013 a 2015; e Bivanilda de Almeida Tapias, em Buenos Aires, de 2010 a 2014. Bivanilda reiniciou missão, em dezembro, no México, além de Priscila Mozer, na Argentina, e Maria Eduarda Machado, na Tailândia, mesma ocasião.

Relevância a normas e regras

Eliana Valéria Covolan Figueiredo, que também ocupou o cargo de adida, em Buenos Aires, de 2015 até dezembro do ano passado, destaca como imprescindíveis para o sucesso do trabalho de suas colegas a relevância a normas e regras comerciais, técnicas, sanitárias e fitossanitárias. “Nesses casos, tenho buscado contribuir para um melhor encaminhamento.”

A economista e doutora em Agronomia, que retornou ao trabalho de pesquisadora da Embrapa, na Área Internacional da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas, também atuou em negociações de acordos comerciais, entre Mercosul-União Europeia, Índia, Egito, México e dentro do próprio bloco do Mercado Comum do Sul.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
Banner CRMV-SP orienta fevereiro

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40