Em 2009, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Agricultura, desenvolveu diversos projetos que potencializaram o setor no município.
Agora, surge uma novidade que chega para beneficiar os produtores e consumidores: trata-se de um laboratório que terá como função a realização de exames para detectar brucelose e tuberculose nos animais.
Somada ao serviço de vacinação que já vem sendo feito há algum tempo em Pindamonhangaba, a realização desses exames amplia de forma considerável os cuidados com a sanidade dos rebanhos. De acordo com o diretor de Agricultura, Pedro Aldo Amadei Júnior, a possibilidade de realização desse tipo de exame é muito importante e evita grandes prejuízos. “Trata-se de doenças contagiosas. Se você deixa passar despercebido, um animal contamina todo o rebanho e o produtor ainda corre o risco de vender o leite contaminado. Resumindo, esse controle é bom tanto para o produtor, quanto para o consumidor”, explica. O diretor também deixou claro que, a priori, terão direito de fazer o exame os animais que participam do programa “Balde Cheio” ou do Programa de Reprodução, e as novilhas do CCML – Centro de Criação de Matrizes Leiteiras.
O laboratório, que passa a funcionar dentro dos próximos dias nas dependências do CCML, foi liberado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária no final de 2009 e não cobrará nada pelos exames, proporcionando economia aos produtores. Mais informações pelo telefone (12) 3643 2333 ou no Departamento de Agricultura.
Fonte: Plugados News (acessado em 19/01/10)