Um filhote de hipopótamo é a mais recente atração do Bosque Municipal de Rio Preto, onde funciona o zoológico da cidade.
Os funcionários e veterinários ainda não sabem o sexo do filhote. Ele nasceu com o peso de aproximadamente 75 quilos. Além do leite materno, recebe uma alimentação reforçada. São preparadas diariamente porções de capim picado, misturado com abóbora, milho, banana e ração para cavalo.
O filhote foi gerado pelo casal de hipopótamos que já vive no Bosque Municipal. Ele nasceu na primeira semana de fevereiro. O veterinário responsável pelo zoológico, Bernhard Von Shimonsky, afirmou que esta é a quarta cria do casal.
“Estamos muito contentes. Nas ocasiões anteriores os filhotes morreram poucos dias após o nascimento. Por isso, esperamos para comunicar esta nova cria”, explica Shimonsky.
Para aumentar a segurança, mãe e filhote ficarão separados do pai até que o “bebê” cresça mais um pouco. Os funcionários estão acompanhando também a movimentação da mãe próximo ao filhote. Isto porque em uma das crias anteriores, a mãe foi responsável pela morte do filhote ao se deitar sobre ele.
Além do hipopótamo, o Bosque Municipal ganhou, neste ano, outros novos integrantes. Desde janeiro, nasceram filhotes de anta, veado catingueiro, jacu e marreco.
Fonte: Jornal Bom Dia (acessado em 04/03/10)