O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Paulínia vem promovendo feiras de doações de cães e gatos que estão no canil municipal. A primeira feira foi realizada durante o evento “Sabadomania”, no aniversario de Paulínia. Aproveitando a movimentação das pessoas na Campanha de Vacinação da Gripe H1N1, foi montada uma feira de doação de animais em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) São José, que também foi um sucesso.
Com a lei estadual n° 12.916, de 16 de abril de 2008, a dinâmica do recolhimento de cães e gatos no município de Paulínia mudou. O município está adotando estratégias de cuidar dos animais abandonados ou animais de rua, promovendo as doações e executando a castração cirúrgica destes animais. Já foram castrados mais de 200 animais comunitários desde o final de fevereiro deste ano.
O CCZ está agora contatando as famílias beneficiadas de programa sociais que tenham cães ou gatos para oferecer o serviço. Posteriormente, será aberto a outros grupos de maior vulnerabilidade ou riscos. Os animais doados pelo Centro de Controle de Zoonoses de Paulínia são sadios, castrados, vermifugados, vacinados contra a Raiva e com microchip para identificação.
No CCZ, a feira de doação é permanente e quem tiver interesse em adotar um animal pode ir ao local ou visitar o site oficial da Prefeitura de Paulínia (www.paulinia.sp.gov.br
Fonte: Portal de Paulínia (acessado em 22/04/10)